sábado, 7 de julho de 2012

Crítica: O Espetacular Homem-Aranha

Desde o anúncio de que a franquia Homem-Aranha recomeçaria nos cinemas e da contratação de Marc Webb para a direção estou com um pé atrás com a produção. Para começar, a trilogia dirigida por Sam Raimi está muito recente, o primeiro filme dele estreou há apenas dez anos e o último saiu há cinco. Já meu problema com a contratação de Webb fica por conta da sua falta de experiência com blockbusters. E para a minha infelicidade, meus medos se concretizaram. O Espetacular Homem-Aranha tem seus momentos, mas não chega a ser um bom filme ou superar os feitos por Raimi.

O Espetacular Homem-Aranha busca outros caminhos para mostrar mais uma vez a origem do personagem. Desta vez temos a presença dos pais de Peter e eles estão mais envolvidos que o imaginado na história da criação do herói. No filme, Peter ainda é picado por uma aranha modificada geneticamente, mas esta aranha é resultado do trabalho do pai de Peter com o cientista Curt Connors, que vem a se tornar o vilão Lagarto. E é nesta nova origem que o filme já encontra seus primeiros problemas. Primeiro coisa: é cansativo rever mais uma vez a origem do personagem tão pouco tempo depois do filme de Raimi. Segunda coisa: a inserção dos pais do personagem pouco acrescentam a história e resultam apenas na tentativa de criação de um mistério que pouco convence e/ou chama a atenção do espectador. Será que os produtores e roteiristas não pensaram, nem por um momento, que pelo destaque quase nulo de tais personagens em todas as encarnações do Aranha eles não fossem tão interessantes assim para a história?

Outro problema de O Espetacular Homem-Aranha é seu vilão. Confesso que fiquei bem feliz quando foi anunciado que ele seria o Lagarto, mas o resultado deixou a desejar em dois pontos. O design e a forma como ele foi encarnado foram as coisas que mais me chamaram a atenção. A tentativa de fazê-lo quase humano, com uma inteligência acima da média, falando e até sorrindo, não me agradou nada. Além disso, as motivações do personagem são horríveis. Por que ele não poderia ser apenas uma besta desenfreada ameaçando a cidade? Acho que isto já seria problema o suficiente para fazer com que o Aranha fosse atrás dele. E o embate entre os dois também não é nada fora do comum. São cenas de ação até que bem realizadas, mas sem qualquer momento que faça o espectador ficar boquiaberto.

E você deve estar pensando: cadê os momentos bons aos quais ele se referiu no começo do texto? Então, eles estão todos ligados ao elenco e aos momentos intimistas do filme. A escolha de Andrew Garfield e Emma Stone para protagonizar o filme como Peter Parker e Gwen Stacy não poderia ter sido mais acertada. Os dois estão perfeitos como os personagens e a química entre eles é incrível. São nomes momentos de romance adolescente que o filme brilha e que as qualidade de Marc Webb como diretor aparecem. Ele sabe como conduzir como ninguém estes momentos e situações. Veja a cena em que Peter tenta convidar Gwen para sair. É simples, bem escrita e totalmente eficiente em retratar os personagens e sua conexão. E estes momentos se repentem sempre quando os dois estão dividindo a tela. Não tem como não se apaixonar e torcer pelos dois. Martin Sheen também se sai muito bem como o tio Ben. Já Sally Field parece continuar interpretando Nora Walker de Brothers & Sisters, o que acaba funcionando para a personagem, já que a tia May é protetora e adorável como a matriarca da série de TV.

A parte técnica é bem realizada, com bons efeitos especiais, mas o 3D mais uma vez decepciona. Apesar de ter sido todo rodado no formato, as possibilidades que o personagem apresenta não são utilizadas ao seu máximo. Até o uso da primeira pessoa, que me despertava muita curiosidade, foi pouco utilizado e em sequências tão curtas que pouco deu para aproveitar. No fim das contas, O Espetacular Homem-Aranha entra para a lista das decepções do ano. Se um dia eu voltar a ver o filme será pelos seus personagens principais tão bem representados por seus atores. Resta agora torcer para um melhor trabalho dos roteiristas para as duas continuações já confirmadas pelo estúdio.


Veja o trailer:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário