quarta-feira, 31 de março de 2010

The Book of Eli

Vi hoje o novo filme do Denzel Washinton. Tenho que confessar não ser um grande fã do ator, reconheço que ele é bom no que faz, mas não sou daqueles que ficam aguardando o próximo trabalho dele ansiosamente, contando os dias, acompanhando cada notícia sobre. Bom, dito isso, vamos ao assunto do post, seu último filme a entrar em cartaz aqui no Brasil, The Book of Eli (O Livro de Eli, a tradução ao pé da letra adotada por aqui).


The Book of Eli acompanha a caminhada de Eli, personagem de Denzel Washington, rumo a oeste sempre, em um EUA devastado por uma guerra. Em nenhum momento do filme o roteiro se preocupa em explicar o que aconteceu e nem mesmo quando exatamente, o mais próximo disso é uma fala do próprio personagem que diz terem se passado 30 verões desde que o planeta foi dizimado. O desenvolvimento da trama e todas as ações dos personagens permeiam o tal livro do título levado por Eli e que ele está disposto a proteger com a própria vida. O livro é a última cópia existente no mundo, o que daria poder de convencimento a quem o detém já que o mundo perdeu toda noção de liderança. Esse poder é o desejo do personagem de Gary Oldman (o Tenente Gordon da nova série de filmes do Batman e o Sirius Black dos filmes Harry Potter), Carnegie, o mais próximo de uma liderança existente nesse mundo caótico em que até pessoas servem de refeição para outras.


Um dos destaques do filme é a fotografia e o uso de tons de cinza e de um pouco de azul para retratar o ambiete destruído. Com isso o filme se torna quase que monocromático e nem mesmo as cores fortes como o sangue se destacam. A condução das cenas de ação pelos diretores, os gêmeos Allen e Albert Hughes (os mesmo de Do Inferno), é firme e consistente. Em nenhum momento eles abusam dos cortes rápidos e frenéticos que deixam essas cenas normalmente um pouco confusas. Eles não têm medo de manter a câmera rodando e caminhando de um personagem a outro durante todo o tempo. Isso fica evidente especialmente na cena em que Eli é encurralado dentro de uma casa por Carnegie e seus capangas. A câmera transita dentro de todo o cenário durante o tiroteiro sem quase nenhum corte e de uma maneira elegante.


Na parte do elenco, Denzel Washington sempre se dá bem em papéis como esse, do herói solitário e fodão que não tem medo de nada e de ninguém. Gary Oldman é sempre consistente no que faz, e fazendo um vilão ele sempre se sai bem, basta se lembrar dele como Drácula no filme de Francis Ford Coppola. O elenco ainda conta com Mila Kunis (da série That '70s Show e dos filmes Ressaca do Amor e Max Payne), Ray Stevenson (O Justiceiro: Zona de Guerra) e Jennifer Beals (da série Lie To Me).

O filme já está em cartaz no Brasil desde o dia 19 de março. Vejam o trailer abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário