quarta-feira, 11 de abril de 2012

Weekend, um filme apaixonante

Weekend é um filme alternativo britânico de 2011 que acabou se tornando um dos queridinhos de alguns festivais como o SXSW Film Festival e o British Independent Film Awards, entre tantos outros. Toda esta atenção despertou minha curiosidade e finalmente posso dizer que é recompensador ver uma obra de tamanha qualidade. O filme é o segundo trabalho de Andrew Haigh como diretor de longa metragens. Seus trabalhos mais conhecidos são como assistente de produção em filmes como Gladiador e Falcão Negro em Perigo. Haigh também é o responsável pelo roteiro do filme.

Weekend acompanha Russel (Tom Cullen), que depois de uma festa na casa de seus amigos na sexta-feira à noite vai a uma balada gay e acaba encontrando o aspirante a artista Glen (Chris New). Os dois vão para a casa de Russel e o que parecia ser apenas o caso de uma noite acaba se estendendo enquanto os sentimentos dos dois evoluem. Eles quase todo o dia seguinte juntos compartilhando memórias sobre suas vidas, conquistas e dificuldades por serem gays. Neste momento Glen conta para Russel que está partindo no dia seguinte para os Estados Unidos para viver lá.

É difícil eleger um só destaque desta produção. Para começar, o roteiro de Haigh é preciso em capitar os sentimentos dos protagonistas e em retratar suas vidas da forma mais realista possível. Além disso, em nenhum momento o filme se torna chato ou ativista pelas conversas sobre a luta constante de um homem gay na sociedade preconceituosa, pelo contrário, os diálogos são dotados de uma simplicidade e honestidade que conquistam o espectador e, além disso, são tão bem escritos e interpretados que em nenhum momento soam inverossímeis. E ai que está outro destaque de Weekend: suas atuações. O elenco, principalmente seus dois protagonistas, Tom Cullen e Chris New, se entrega a seus papéis dando a obra um tom quase que documental, algo auxiliado pela forma que o diretor escolheu gravar cada uma das cenas. E palmas para Andrew Haigh, que consegue acompanhar praticamente o dia a dia daqueles dois personagens sem tornar o filme cansativo em nenhum momento.

Weekend é acima de tudo uma belíssima história de amor, independente do sexo de seus protagonistas, e que ganha o espectador por sua carga de realidade, principalmente com a condução impecável e Haigh e a honestidade do roteiro com o destino de seus protagonistas. E quando você acha que estará diante de um final hollywoodiano o diretor vai lá e te dá aquele choque de realidade. Emocionante, sensível e realista, Weekend é definitivamente um dos melhores filmes de 2011 e que dificilmente será lançado aqui no Brasil. Confira o trailer abaixo:



See ya!!!

Um comentário:

  1. Foi uma história muito bonita. A estréia da série Looking 2 levou-me a aprender mais propostas sobre filme gay e eu realmente têm sido agradáveis surpresas.

    ResponderExcluir