segunda-feira, 16 de abril de 2012

Titanic 3D

Concordo, em partes, com quem diz que relançamento de filme em 3D é só para o estúdio ganhar um pouco mais de dinheiro em cima daquela obra. Realmente, a intenção principal deles é aproveitar o nome daquele filme e a "novidade" que será vê-lo em 3D e lucrar. No entanto, mesmo que não sendo a principal intenção dos estúdios, estes relançamentos dão a chance de o público rever clássicos nos cinemas e ainda apresentam para novas gerações filmes que poderiam passar batido para eles. E olha, ter a chance de rever Titanic nos cinemas foi uma das experiências cinematográficas e pessoais mais fantásticas que já tive. Tudo me fazia voltar no tempo, lá para 1997, e fazer comparações sobre como era naquele tempo e como está agora. E para mim este relançamento só serviu para o que eu disse anteriormente, proporcionar um passeio pelas minhas memórias de 15 anos atrás e apresentar Titanic em sua força total nos cinemas para a nova geração, já que o 3D em si em nada acrescenta ao filme.

É surpreendente ver como Titanic ainda possui uma força incrível, mesmo depois de 15 anos de seu lançamento e das infinitas reprises na televisão. Fui na primeira sessão do sábado à tarde e o cinema estava praticamente lotado e com pessoas de todas as idades - claro que com fãs predominando. Esta deve ter sido a trigésima vez que vi o filme, mais ou menos, e ele continua relevante e atual. E esta é a explicação para o sucesso constante da obra e para a paixão que ela desperta em seus fãs. James Cameron pode ser criticado por seus projetos megalomaníacos, mas a sua capacidade de contar uma história de forma impecável e tocante é inegável. Titanic envelheceu bem, não perdeu seu charme e sua história de amor ainda é extremamente emocionante, vide o cinema quase inteiro chorando durante a exibição. Até My Heart Will Go On, da Celine Dion, que se tornou uma das músicas mais detestadas do mundo por causa das execuções constantes na época do lançamento do filme, se torna emocionante mais uma vez, tudo por causa do contexto em que está inserida. Não tem como não se emocionar com aquele instrumental durante cenas como a que Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) se beijam na proa do navio, ou quando Rose está descendo no bote, ou até mesmo no final, quando ela chega aos EUA e se apresenta como Rose Dawson.

Tecnicamente o relançamento serviu para que Cameron remasterizasse a obra para tornar os efeitos especiais melhores quase que eliminando alguns problemas de chroma key que o original apresentava. Já o 3D é um dos mais vagabundos que já vi. Não cria profundidade na tela e serviu apenas para deixar o filme mais escuro. Só funciona, razoavelmente, nas cenas aquáticas. Mas nem este deslize serve para tirar a magia que é ver Titanic novamente nos cinemas. A história de amor de Jack e Rose continua uma das mais belas do mundo, se não for a mais bela. Confira o trailer do relançamento abaixo:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário