quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

O subtítulo do filme Projeto X no Brasil, Uma Festa Fora de Controle, não poderia descrever de melhor forma a obra. Todo mundo já viu um filme com adolescentes aproveitando a viagem dos pais para fazer uma festa em casa, mas Projeto X, filme que é produzido por Todd Phillips (da franquia Se Beber, Não Case!), vai além de qualquer festa que já tenhamos visto nos cinemas. O nível de destruição e caos é inacreditável.

Projeto X conta a história de três amigos, Thomas, Costa e JB, que não são nenhum pouco populares na escola e a única forma, para eles, de se tornarem populares e dando uma festa inesquecível. Eles aproveitam que no fim de semana do aniversário de Thomas os pais do garoto vão viajar e marcam a tal festa. O que eles não imaginavam era a proporção que as coisas ganhariam, chamando a atenção da imprensa e da polícia, inclusive.

O filme se vale do formato filmagens encontradas (found footage) que mesmo sendo muito utilizado ultimamente se encaixa bem nos propósitos da produção, principalmente por se tratar de um filme voltado para um público que vive em função da internet, de vídeos no You Tube e com a facilidade de gravar tudo que deseja com seus celulares e câmeras. O diretor novato Nima Nourizadeh consegue fazer um bom uso de outras perspectivas e outras câmeras, alternando a câmera do amigo responsável por gravar a festa com câmeras de celulares dos convidados e até com a câmera da polícia. A edição de Jeff Groth ajuda a colocar tudo em ordem naquela montagem bem parecida com a de clipes musicais com cortes frenéticos. Estes elementos fazem com que você se sinta quase dentro da festa.

Agora, se Projeto X tem um problema é na expectativa que ele causa antes de ser visto. Basicamente ele é sobre uma festa louca como se imagina, mas ele sofre por vir com o rótulo de comédia. Esta necessidade de se classificar um filme dentro de um dos gêneros conhecidos para poder ser vendido atrapalha a experiência do espectador que, no meu caso, entrei esperando por algo e, mesmo gostando do filme, saí um pouco frustrado. Projeto X não é necessariamente uma comédia, muito menos um drama ou filme de ação, ele é um filme sobre adolescentes, sobre a vida deles e todos os "gêneros" presentes nela, fazendo do resultado final uma mistura de gêneros que eu não me atreveria a classificar.

Confira o trailer abaixo:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário