sexta-feira, 2 de julho de 2010

Regras da Atração

Ontem finalmente assisti Regras da Atração (Rules of Attraction), com um pequeno atraso de oito anos. O filme, lançado em 2002, era um daqueles filmes que eu sempre quis ver mas nunca tive oportunidade. Na verdade, eu nunca tinha visto o filme em nenhuma locadora e nunca tinha achado para download com legendas, até que semana passada, em um blog indicado pela Desirée, encontro o filme. Sem pensar duas vezes, baixei e assim que sobrou um tempinho, assisti.


Regras da Atração é uma comédia dramática roteirizada e dirigida por Roger Avary - colaborador de Quentin Tarantino nos roteiros de Pulp Fiction e Cães de Aluguel - e baseada no livro de Brett Easton Ellis, mesmo autor do livro que deu origem a um dos meus filmes favoritos, Psicopata Americano, com Christian Bale. A aproximação das obras é maior que apenas o fato de serem escritas pela mesma pessoa. Um dos personagens principais de Regras da Atração, Sean Bateman, é irmão do personagem de Bale em Psicopata Americano, Patrick Bateman. Quem conhece Psicopata Americano sabe o quanto os personagens de Ellis podem ser ao mesmo tempo perturbadores e extremamente reais. Dito isso, vamos à Regras da Atração.


O filme narra a história de três personagens principais. O já citado Sean Bateman, um traficante que faz sexo com quase todas as mulheres do campus e está muito endividado com seu fornecedor; Lauren Hynde, uma das poucas ainda virgem no campus, que está se guardando para o namorado que está viajando pela Europa; e Paul Denton, ex-namorado de Lauren, que na verdade é gay e vive nas festas em busca de homens. No desenrolar da trama, Bateman se apaixona por Lauren por acreditar que é ela quem manda cartas apaixonadas, cheirosas e anônimas para ele, Lauren também se apaixona por Bateman e passa a acreditar que ele seria o cara perfeito para perder sua virgindade, e Paul também se apaixona por Bateman.


Essa confusão de sentimentos é muito bem retratada pelo roteiro inteligente e sarcástico de Avary. O diretor/roteirista sabe condizir a história de forma inovadora e segura, não deixando pontas soltas e tirando o melhor de seus atores. Bateman é interpretado por James Van Der Beek que se desvencilha do estigma de bom moço que construíu durante as várias temporadas como Dawson em Dawson's Creek e demonstra seu lado cafageste e problemático. O filme também nos traz um jovem Ian Somerhalder, com cara de menino e antes de conhecer o sucesso por Smallville e Lost. Somerhalder interpreta Paul de uma maneira sarcástica e um pouco afetada, no tom perfeito. Lauren é interpretada por Shannyn Sossamon, que passa a dualidade de uma jovem que por fora parece confiante, mas por dentro tem suas dúvidas e medos. Shannyn Sossamon fez no mesmo ano a comédia 40 Dias e 40 Noites, com Josh Hartnet.


Um dos grandes trunfos de Regras da Atração é o transitar entre os gêneros e o realismo impresso nos personagens, que ao contrário das típicas comédias românticas, passam longe da perfeição. A encenação e o controle de câmera do diretor também se destacam. Ele conta a história de uma forma diferente, com telas divididas, rebobinar de fitas, de trás para frente. É realmente um deleite ver o controle que Avary tem da história, que mesmo com todos esses recursos, não se perde. O filme ainda foi um dos primeiros trabalhos de Jessica Biel e Kate Bosworth, que hoje fazem sucesso em grandes filmes por aí.

Altamente recomendado. Veja o trailer abaixo:



See ya!!!

p.s. Desculpem pela qualidade das fotos, foi só o que achei na internet.

Um comentário: