terça-feira, 27 de julho de 2010

Idas e Vindas do Amor

Antes de qualquer coisa, um aviso: esse filme é desaconselhável para diabéticos. Valentine’s Day (Idas e Vindas do Amor), novo filme de Garry Marshall, diretor do clássico moderno Uma Linda Mulher e de Noiva Em Fuga, abusa do romance açucarado. Sabe aquelas comédias românticas que o rapaz e a garota se apaixonam, segredos ou problemas surgem e os separam no meio do filme e no final eles ficam juntos, superando todos os problemas em nome do amor? Então, Idas e Vindas do Amor é uma sucessão de pequenas comédias românticas desse tipo, montado naquele formato de filme com múltiplos personagens e situações que se entrelaçam.


Não tem uma sinopse que possa ser detalhada. No caso, como dito, são vários casais que enfrentam problemas ou iniciam relacionamentos com o dia dos namorados como pano de fundo. O filme seria uma homenagem ao amor e a esse dia tão importante na vida de quem está apaixonado, mas acaba se tornando algo intragável. Se em uma comédia romântica nos deixamos levar por todas aquelas coincidências e eventos surreais que embalam esses romances, aqui, ao ver a mesma história se repetir várias vezes isso acaba ficando cansativo, e até irritante. Outro grande problema do filme é o fato de se prender demais às convenções e ao politicamente correto, com discursos sobre virgindade e amor verdadeiro. Além de manterem o único casal gay da história em “segredo” durante quase toda a projeção, revelando no final, de forma morna e sem graça – como se já não imaginássemos quem eram.


Além disso, o texto do filme é totalmente estruturado em cima de diálogos repletos de clichês capazes de deixar até a pessoa mais apaixonada enjoada. São frases de efeito e discursos bonitinhos disparados para todos os lados durante toda a projeção, como se aqueles textos e declarações surgissem na cabeça de todo mundo a todo momento. Idas e Vindas do Amor ainda é inferior se comparado a produções semelhantes como Simplesmente Amor e Ele Não Está Tão Afim de Você, esse último, mesmo sendo mais uma comédia “anti-romântica”, em alguns momentos, acaba agradando mais. E por falar em Simplesmente Amor, outra coisa que me irritou muito nesse Idas e Vindas do Amor foi o garotinho apaixonado, algo feito por Simplesmente Amor de maneira primorosa e emocionante e que aqui perdeu todo o sentido, parecendo a todo momento forçado, ainda mais por causa da interpretação fraquíssima do pequeno ator Bryce Robinson, que não chega nem aos pés de Thomas Sangster, ator infantil do filme de Richard Curtis.


Se Idas e Vindas do Amor tem algo que realmente chama a atenção e pode te levar a conferir o filme é o grande elenco, repleto de estrelas e grandes nomes. Temos aqui Ashton Kutcher, Jessica Alba, Jessica Biel, Julia Roberts, Bradley Cooper, Eric Dane, Patrick Dempsey, Kathy Bathes, Jamie Foxx, Jennifer Garner, Queen Latifah, Anne Hathaway, Topher Grace, George Lopez, Taylor Lautner, a cantora Taylor Swift, Shirley MacLaine e Emma Roberts. A lista realmente é extensa, mas muitos deles mal aparecem no filme, e seus talentos são mal utilizados. Enfim, apenas alguém que realmente ame comédias românticas daquelas bem açucaradas deve gostar desse filme, isso se a pessoa não se incomodar com nenhum dos outros pontos levantados nesse texto.

Confira abaixo o trailer do filme:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário