quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Top 15: Melhores filmes de 2011

Finalmente, depois de muito pensar, consegui fechar minha lista com os 15 melhores filmes vistos por mim em 2011. Para a lista eu considerei apenas filmes lançados nos cinemas entre o dia 01 de janeiro de 2011 e o dia 31 de dezembro do mesmo ano. Filmes lançados diretamente em DVD e filmes que saíram lá fora, mas que não tiveram seu lançamento oficial dentro deste período por aqui não entraram na lista. Confira abaixo os 15 melhores filmes de 2011, na minha opinião (só para reforçar):

1. A Árvore da Vida

Direção: Terrence Malick
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain
O primeiro lugar vai para A Árvore da Vida porque, além de ser um filme incrível, é mais que qualquer filme atual, é uma obra de peso emocional e que exige do espectador mais que atenção, exige entrega sensorial. Simplesmente lindo!
Jack's Wife: "Unless you love, your life will flash by."

2. Tudo Pelo Poder

Direção: George Clooney
Elenco: Ryan Gosling, George Clooney, Philip Seymour Hoffman, Paul Giamatti, Evan Rachel Wood, Marisa Tomei e Jeffrey Wright
Para começar, olha este elenco. Só com esses nomes o filme já ganha credibilidade e em nada atrapalha o fato de o filme ser uma preciosidade sobre os bastidores da política, do jogo político, gênero que Clooney se sai muito bem dirigindo, vide o incrível Boa Noite, Boa Sorte.
Governor Mike Morris: "The society must be better than the individual."

3. A Pele Que Habito

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes e Jan Cornet
Muito se falou sobre a volta de Almodóvar ao suspense e posso garantir que, para mim, o resultado foi melhor que o esperado. Com uma trama que começa sem indicar muito o caminho a ser percorrido, tudo muda com o show da reviravolta que deixa tudo claro e torna o filme um espetáculo. Interpretações magníficas também não atrapalham em nada.
Marilia: "Las cosas que el amor de un loco puede hacer."

4. Meia-Noite em Paris

Direção: Woody Allen
Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Michael Sheen, Tom Hiddleston, Kathy Bates, Marion Cotillard e Adrien Brody
Não sou um seguidor cego de Woody Allen, tem filmes do diretor que acho maravilhos e outras coisas que não me agradam tanto, mas, no caso de Meia-Noite em Paris, foi paixão à primeira vista. Um passeio por Paris com personagens construídos maravilhosamente e com um roteiro enxuto incrível.
Gil: "You can fool me, but you cannot fool Ernest Hemingway!"

5. Melancolia

Direção: Lars Von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Alexander Skarsgård, Charlotte Rampling, Kiefer Sutherland, Stellan Skarsgård e John Hurt
Lars Von Trier constrói um filme de beleza inimaginável que estuda o ser humano diante da extinção iminente. Show de interpretação das duas protagonistas - quem diria que Kirsten Dunst poderia dar conta de um papel desses - e um roteiro brilhante que trata o filme de desastre de uma forma totalmente diferente do que estamos acostumados.
Justine: "Life is only on Earth. And not for long."

6. Namorados Para Sempre

Direção: Derek Cianfrance
Elenco: Ryan Gosling e Michelle Williams
Um retrato melancólico do fim do amor e de um casamento passando pela beleza do início de uma relação com uma trilha belíssima e interpretações de tirar o fôlego tanto de Gosling quanto de Williams. De apertar o coração. Só ignore o título nacional ridículo.
Dean: "In my experience, the prettier a girl is, the more nuts she is, which makes you insane."

7. Triângulo Amoroso

Direção: Tom Tykwer
Elenco: Sophie Rois, Sebastian Schipper e Devid Striesow
Um filme pequeno, mas de ousadia gigantesca, Triângulo Amoroso expõe a complexidade da sexualidade e dos prezeres humanos, mas não deixa de ser um filme leve e agradável com uma parte visual impecável e um elenco capaz de desenvolver os personagens de forma sincera e forte.
Simon: "Sie oben, unter mir. Harmony, Reibung, Symmetrie. Parallelität." (como o filme é em alemão, a tradução: "Você por cima, eu por baixo. Harmonia, fricção, simetria. Paralelidade.")

8. Bravura Indômita

Direção: Ethan e Joel Coen
Elenco: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon, Josh Brolin e Barry Pepper
Acho que não tinha um livro melhor para ser adaptado pelos Coen. O texto Charles Portis transborda de sarcasmo, algo pelo qual os Coen são bem conhecidos. O remake ainda se sobressai pelo excelente trabalho técnico e interpretações magistrais de Bridges e da novata Hailee Steinfeld.
Mattie Ross: "You must pay for everything in this world, one way and another. There is nothing free except the grace of God."

9. Planeta dos Macacos - A Orgiem

Direção: Rupert Wyatt
Elenco: James Franco, Freida Pinto, Andy Serkis, John Lithgow, Brian Cox e Tom Felton
Acho que eu não era o único que tinha um pé atrás com este filme e também acho que não fui o único a ficar extremamente surpreso diante da qualidade do resultado final. Planeta dos Macacos - A Origem é um filme inteligente e que sabe se encaixar no formato dos blockbusters sem perder qualidades artísticas. E o que dizer do trabalho de Andy Serkis como César? Impecável!
Caesar: "Caesar 'is' home."

10. Inverno da Alma

Direção: Debra Granik
Elenco: Jennifer Lawrence e John Hawkes
Um dos dramas mais assustadores do ano se levarmos em consideração a realidade mostrada. Frio e deprimente, Inverno da Alma mostra um lugar em que esperança é apenas uma palavra e que as pessoas são capazes de qualquer coisa por suas vidas. É o retrato de uma vida selvagem entre humanos, duro, porém tocante.
Ree: "I'd be lost without the weight of you two on my back. I ain't going anywhere."

11. X-Men: Primeira Classe

Direção: Matthew Vaughn
Elenco: James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, Jennifer Lawrence, Rose Byrne, January Jones, Nicholas Hoult e Jason Flemyng
Este foi o filme que disputou com Planeta dos Macacos o posto de filme que mais causava desconfiança nos fãs e mais uma vez fomos surpreendidos de uma boa forma. Matthew Vaughn criou o melhor filme mutante já feito nos cinemas com um elenco carismáticos, um bom roteiro, efeitos especiais na medida e ação de qualidade. Diversão garantida e com qualidade.
Erik Lehnsherr / Magneto: "Let's just say I'm Frankenstein's monster, and I'm looking for my creator."

12. Amor a Toda Prova

Direção: Glenn Ficarra e John Requa
Elenco: Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone, Marisa Tomei e Kevin Bacon
Um exemplo perfeito de equilíbrio entre humor e drama com um roteiro inteligente que além de criar situações engraçadas sabe fazer humor sobre os próprios clichês do gênero. Engraçado e ao mesmo tempo apaixonante. O elenco está impecável e este filme serve para mostrar como o este foi o ano de Ryan Gosling. Se olharem na lista, este já é o terceiro filme com o ator a entrar para os 15 melhores e só não temos mais um porque Drive, filme excelente do ator, ainda não foi lançado nos cinemas nacionais.
Jacob: "The war between the sexes is over. We won the second women started doing pole dancing for exercise."

13. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Direção: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Alan Rickman, Helena Bonham Carter, Michael Gambon, John Hurt, Jason Isaacs e Tom Felton
Harry Potter não poderia ficar de fora da minha lista, nunca, ainda mais depois desta conclusão para a série executada primorosamente por David Yates, com uma carga emocional que eu nunca tinha sentido antes em conclusão. Acima de toda a ligação emocional, o filme é um feito em termos de qualidade de roteiro, interpretação de um elenco gigantesco e sequências de ação de deixar todos de queixos caídos.
Lord Voldemort: "Only I can live forever." 

14. Missão Madrinha de Casamento

Direção: Paul Feig
Elenco: Kristen Wiig, Maya Rudolph, Rose Byrne e Melissa McCarthy
Arrisco-me a dizer que Missão Madrinha de Casamento (ignore o péssimo título nacional) é a melhor comédia do ano no quesito fazer rir. Não supera Amor a Toda Prova no todo, mas é hilária. A química entre o elenco é perfeita, o roteiro é engraçadíssimo e podemos respirar aliviados ao encontrarmos uma comédia que não se renda ao óbvio.
Rhodes: "Do you want to tell a cop about it? We're just like priests except we would tell everybody afterwards."

15. Super 8

Direção: J.J. Abrams
Elenco: Joel Courtney, Elle Fanning, Kyle Chandler e Riley Griffiths
Super 8, além de ser um filme bem conduzido por J.J. Abrams, com uma história divertida e um elenco carismático, tem a seu favor o fato de levar qualquer pessoa que tenha vivido ou presenciado o cinema de aventura do fim dos anos 80 e começo dos 90 para aquele período novamente. Temos a impressão de estarmos diante de uma daquelas obras que fizeram história na Sessão da Tarde de nossa infância.
Charles: "Production value!"

Espero que tenham curtido a lista. Qualquer comentário, elogio ou crítica, fiquem à vontade.

See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário