quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Imortais

Beleza em detrimento do conteúdo. Esta é a frase que melhor define Imortais, novo filme do diretor indiano Tarsem Singh. Ai você me diz: "Então o filme é ruim?". E eu respondo: "é, mas não totalmente". Na verdade, mesmo sendo um acúmulo de clichês, sua realização, condução e beleza conseguem divertir e entreter pelos seus 110 minutos de duração, mesmo com a história em segundo plano e com um resultado que jamais se tornará marcante. É um daqueles casos de ir ao cinema, assistir, se divertir e cinco minutos depois se perguntar: "do que se tratava o filme mesmo?".

Imortais já é genérico em sua sinopse, é mais um daqueles filmes épicos sobre a Grécia antiga, seus Deuses e heróis de guerra moldados pela vingança (clichê, clichê e clichê). O filme conta a história de Teseu (Henry Cavill), um bastardo que quer apenas uma vida tranquila com sua mãe em seu vilarejo, mas que, ao presenciar a morte dela pelas mãos do malvado rei Hipérion (Mickey Rourke), decide se impor e buscar a vingança que tanto deseja ajudando os gregos a resistirem às tentativas de Hipérion de libertar os Titãs e assim ter uma chance de destruir os Deuses.

Como podem perceber, a história não poderia ser mais batida. O diferencial de Imortais está mesmo nas mãos de Tarsem Singh de criar um espetáculo visual como nenhum outro. Sou fã de seu estilo desde A Cela, com Jennifer Lopez. O diretor, junto com sua equipe de direção de arte criam cenários, figurinos e sequências de ação que mais parecem pinturas, claro que auxiliados pela computação gráfica. Cada movimento dos personagens parece uma coreografia de dança, principalmente nas cenas de luta. A forma de direção de Singh traz muito do teatro a sua forma de realização. Tudo é muito teatral, muito exagerado, muito cenográfico, desde o posicionamento do elenco durante as cenas até os diálogos e o tipo de representação.

No final de tudo, a impressão que temos é que falta pulso para o diretor para trazer mais alma para o projeto, deixando-o vazio, esteticamente lindo, mas raso. O elenco parece no automático e os protagonistas não possuem muito carisma, tirando suas belezas e corpos. Acho que também teve um fator que prejudicou muito o filme: as clara tentativa de criar mais um 300 e as comparações inevitáveis entre os dois. Confira o trailer de Imortais abaixo:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário