terça-feira, 27 de dezembro de 2011

15 Melhores Álbuns de 2011

2011 está chegando ao fim e com isso as listas começam a dominar todos os veículos. Eu, como sempre digo aqui, adoro uma lista e, depois do sucesso da lista de melhores álbuns do ano passado, resolvi arriscar esse ano novamente e listar os meus 15 álbuns favoritos de 2011. Acho que o trabalho será mais complicado que no ano passado, já que 2011 foi repleto de bons lançamentos, mas vou tentar fazer o melhor possível. Mais uma vez, assim como na lista do ano passado, não há uma ordem de preferência entre os álbuns, eu até conseguiria fazer essa tipo de listagem, mas complicaria ainda mais o trabalho. É óbvio que tenho favoritos entre os 15, mas todos são merecedores de espaço entre as melhores coisas produzidas neste ano. Vamos parar de papo então e vamos aos meus escolhidos como os 15 melhores álbuns de 2011:


1. Femme Fatale - Britney Spears

Esse foi, definitivamente "o" álbum de 2011. Britney simplesmente dominou, e ainda domina, meu computador. Desde que saiu, Femme Fatale não parou de tocar aqui em casa nem por um minuto. O álbum é, depois de Blackout, o melhor trabalho de Britney Spears. Sua produção é impecável e o estilo pop/dubstep escolhido para guiar o trabalho não poderia me agradar mais. É um hit atrás do outro em um trabalho consistente, que não se perde em nenhum momento e prova o quanto Britney ainda é, e continuará sendo, uma das melhores do mundo pop. Se quiser saber minha opinião mais aprofundada sobre o álbum, fiz um post na época do seu lançamento. Para acessar é só clicar aqui.
Ouça (se é que já não ouviu): Hold It Against Me, Till The World Ends, I Wanna Go, Drop Dead (Beautiful), Seal It With a Kiss, Gasoline, Up n' Down, Criminal (ou o álbum todo de preferência).

2. Born This Way - Lady GaGa

GaGa dizia aos quatro ventos que seu segundo álbum, Born This Way, seria o retrato de uma geração. Tá, não é tudo isso, como eu bem disse no post/review (aqui), mas ainda assim é um excelente trabalho, afinal, não dava para esperar menos que uma produção impecável vindo de Lady GaGa. Born This Way é, acima de tudo, o momento de criação de GaGa, o momento em que ela pode experimentar com estilos e sonoridades diversas em músicas que mesmo atingindo o extremo comercial não perdem em criatividade.
Ouça: Born This Way, Government Hooker, Hair, Scheiße, Bloody Mary, Black Jesus † Amen Fashion, Electric Chapel e Yoü and I.

3. Evanescence - Evanescence

Cinco anos. Foram cinco longos anos sem lançar nada, mas nesse ano o Evanescence voltou com tudo, fazendo o que sabe melhor: aquele já famoso rock com uma pitada de música clássica e os vocais inacreditáveis de Amy Lee. Não tinha como sair algo ruim dali e eu, como fã, não poderia ter ficado mais satisfeito com o resultado. A beleza das letras com instrumentais pesados mesclados com os pianos de costume e a adição de violinos e harpas torna o álbum uma experiência incrível e belíssima.
Ouça: The Change, My Heart Is Broken, Lost In Paradise, What You Want e Sick.

4. Playing In The Shadows - Example

O Reino Unido nos trouxe alguns dos melhores álbuns do ano, sem nenhuma dúvida. Entre eles temos Playing In The Shadows, do Example. Ele, que já havia me conquistado no seu álbum anterior, principalmente com o single Kickstars, agora me ganhou de vez com sua mistura de hip-hop com dubstep e eletrônico. Um primor de sonoridade e composição, com esse álbum Example se firmou entre meus favoritos.
Ouça: Changed The Way You Kiss Me, Stay Awake, Skies Don't Lie, Natural Disaster e Midnight Run.


5. At Your Inconvenience - Professor Green

Continuando entre os grande nomes vindos da Inglaterra, temos Professor Green com o seu At Your Inconvenience, sem dúvidas uma das maiores surpresas do ano para mim. Sempre gostei de uma ou outra música do Professor Green, mas quando ouvi At Your Inconvenience foi paixão instantânea. O álbum consegue um equilíbrio perfeito entre rap pesado, passando pelo engraçado até o emocional, além de circular perfeitamente entre gêneros sem perder identidade. A temática do álbum é pesada, por falar da recuperação do rapper de seu vício em drogas, sua relação conturbada com a família e a perda de uma amiga, e isso se reflete em muitas músicas. É sem dúvida um trabalho sentimental e forte pela beleza das músicas.
Ouça: Read All About It (feat. Emeli Sandé), Spinning Out (feat. Fink), Avalon (feat. Sierra Kusterbeck), Astronaut, Never Be a Right Time (feat. Ed Drewett), Trouble (feat. Luciana) e Today I Cried.

6. Cinderella's Eyes - Nicola Roberts

As Girls Aloud nunca foram minhas favoritas, gosto muito de algumas músicas, mas não tanto ao ponto de seguir a carreira delas e saber quem é quem no grupo, a única conhecida minha era a Cheryl Cole, até pelo sucesso solo que ela atingiu. Quando Nicola Roberts surgiu com Beat of my Drum, o primeiro e genial single de seu álbum, Cinderella's Eyes, foi ai que descobri que existiam outras pessoas de talento além de Cheryl Cole no grupo, e que essas outras poderiam ser tão boas ou até melhores que a própria Cheryl. Nicola lançou um álbum pop da melhor qualidade, com uma sonoridade mais alternativa e que foge do electro-pop que todo mundo vem fazendo, sem deixar de flertar com as pistas em músicas que são capazes de fazer qualquer um dançar.
Ouça: Beat of my Drum, Lucky Day, Yo-Yo, Cinderella's Eyes, Porcelain Heart, Gladiator e Take a Bite.

7. Talk That Talk - Rihanna

Para variar, temos a presença de Rihanna na lista. A cantora que vem lançando álbuns praticamente todos os anos desde que surgiu lançou recentemente Talk That Talk, que como eu disse no review que fiz do disco (aqui), é o seu segundo melhor trabalho, artisticamente falando (perdendo para Rated R), e sem dúvidas o que mais próximo chega da perfeição, por ter a qualidade próxima do já citado Rated R, e ainda assim ter uma sonoridade muito comercial, com faixas que podem garantir mais uma série de números 1 para a cantora. Todas as músicas ali possuem potencial para se tornarem grandes hits, inclusive as mais diferentes como Cockiness (Love It).
Ouça: You Da One, Where Have You Been, We Found Love (feat. Calvin Harris), Talk That Talk (feat. Jay-Z), Cockiness (Love It), Birthday Cake, We All Want Love e Farewell.

8. 21 - Adele

O sucesso de Adele é inegável, assim como tem se tornado irritante ver suas músicas tocando o tempo todo, mas também é inegável a qualidade de seu segundo álbum, 21. Desde a base instrumental até a voz linda e poderosa de Adele, passando pelas composições de cortar o caração, tudo se encaixa perfeitamente tornado 21 uma obra prima simples porém potente. Só não recomendo que você ouça esse álbum se estiver passando pelo fim de um relacionamento, o resultado pode ser desastroso.
Ouça: Don't You Remember, Rolling In The Deep, Someone Like You, One and Only, Set Fire To The Rain, Rumor Has It.

9. Hell: The Sequel - Bad Meets Evil

Eminem se juntou com seu amigo de longa data Royce da 5'9" e, assim como Jay-Z e Kanye West fizeram, lançaram um disco em conjunto que traz à tona o melhor de cada um dos rappers. As letras pesadas de Eminem e seu rap rápido, unidos com a força da voz de Royce, tornam Hell: The Sequel um dos melhores lançamentos do ano. Muito da relação conturbada dos dois é colocado na mira, assim como todo mundo em destaque atualmente na mídia. Além disso, o disco conta com a participação de Mike Epps, Slaughterhouse e Bruno Mars, na melhor música do trabalho, Lighters, que equilibra muito bem o peso do rap com a voz extremamente radiofônica.
Ouça: Lighters (feat. Bruno Mars), A Kiss, Fastlane e I'm On Everything (feat. Mike Epps).

10. Nó Na Orelha - Criolo

Esse foi o ano de consagração de Criolo, anteriormente conhecido como Criolo Doido. Com o lançamento de seu último álbum, Nó Na Orelha, disponibilizado gratuitamente na internet, Criolo conseguiu o merecido sucesso, para coroar uma carreira de mais de 20 anos. Este é um dos trabalhos mais completos e ousados do cantor, conhecido principalmente por fazer rap. Em Nó Na Orelha Criolo cria sonoridades diversas utilizando ritmos surpreendentes na construção de um poema cantado extremamente agradável de se ouvir. Aqui você encontra o já tradicional rap, resquícios de samba, bossa nova, blues e até bolero. Uma das melhores coisas já feitas no Brasil, não só de 2011.
Ouça: Não Existe Amor em SP, Subirusdoistiozin, Freguês da Meia Noite, Grajauex e Sucrilhos.

11. Watch The Throne - Jay-Z & Kanye West

Dois dos maiores rappers atuais se juntaram para a criação de um álbum em conjunto e como já era de se imaginar, o resultado foi brilhante. Watch The Throne é uma mistura da genialidade de Kanye West em produção e composição com a estilo e os versos incríveis de Jay-Z. Os dois mostram o seu melhor e o porquê de serem considerados os melhores com uma produção densa, com base em orquestra e um estilo que dá continuidade ao excelente My Beautiful Dark Twisted Fantasy, do próprio Kanye. O álbum é grandioso, como já era esperado vindo destes dois e ainda conta com a participação de Bayoncé, Frank Ocean e Mr. Hudson.
Ouça: No Church In The Wild (feat. Frank Ocean), Lift Off (feat. Beyoncé), Niggas In Paris, Otis (feat. Otis Redding) e Why I Love You (feat. Mr. Hudson).

12. Take Care - Drake

Confesso não ser muito fã de Thank Me Later, primeiro álbum do Drake. Já o seu segundo trabalho a coisa é totalmente diferente. Acho que principalmente por ter uma expectativa baixa em relação ao projeto, a surpresa foi tão grande. Drake faz um soft rap gostosinho de se ouvir, com bases que transitam entre o instrumental e o eletrônico e conta com participações muito especiais de Rihanna, Nicki Minaj, Lil Wayne, Rick Ross, Andre 3000 e da revelação The Weeknd, que inclusive produz algumas faixas do projeto. Imperdível.
Ouça: Headlines, Crew Love (feat. The Weeknd), Take Care (feat. Rihanna), Make Me Proud (feat. Nicki Minaj), The Ride e The Motto (feat. Lil Wayne).

13. Wasting Light - Foo Fighters

Wasting Light foi gravado na garagem da casa de Dave Grohl e é o que eles mesmos chamam de um retorno ao rock pesado, sem se preocupar com a musicalidade em si. Com isso conseguimos um álbum repleto de guitarras nervosas e rápidas que chegou a ser chamado por muito como o melhor álbum já feito pelo Foo Fighters. Além disso, cada uma das músicas consegue levar o ouvinte a querer cantar o mais alto possível junto pulando como louco. Ou seja, rock da melhor qualidade. E o álbum ainda teve a participação de Krist Novoselic, parceiro de Grohl no Nirvana. Esse show deles deve ser incrível (pena que vou perder o Lollapalooza).
Ouça: Bridge Burning, Rope, Dear Rosemary, Arlandria, I Should Have Known e Walk.

14. Nothing But The Beat - David Guetta

Desde que David Guetta estourou para o mundo com seu álbum One Love ele tem tocado tanto que às vezes chega a cansar. No entanto, Guetta conseguiu fazer um novo álbum utilizando praticamente o mesmo formato do anterior sem cair na mesmice em grande parte dele. Algumas músicas soam sim como sobra do anterior, mas a grande maioria é música eletrônica gostosa de ouvir e dançar, com cara de hit e participações ainda mais especiais. Para saber mais o que achei do álbum, é só clicar aqui e ler meu review dele.
Ouça: Turn Me On (feat. Nicki Minaj), Without U (feat. Usher), Night Of Your Life (feat. Jennifer Hudson), Repeat (feat. Jessie J), Titanium (feat. Sia) e I'm a Machine (feat. Crystal Nicole).

15. Stronger - Kelly Clarkson

Stronger é o que Kelly Clarkson sabe fazer melhor: um álbum de pop rock com influências do soul, R&B e até do country. Melodias gostosinhas de se ouvir, letras boas de se cantar junto e repletas da revolta que normalmente anda lado a lado com miss Clarkson. É um álbum com produção impecável que não se rende a modismos e entrega o melhor de Kelly, sem contar os vocais incríveis que são marca registrada da cantora.
Ouça: Mr. Know It All, What Doesn't Kill You (Stronger), Einstein, Standing In Front Of You e Breaking Your Own Heart.

Bônus: Smash - Martin Solveig

2011 foi o ano da música eletrônica. Isso é fato! E um dos DJs que surgiu nesse ano e que vem fazendo muito sucesso é Martin Solveig. O cara lançou um álbum repleto de batidas divertidas, parcerias com alguns nomes do indie e acertou em cheio. Além do álbum ser incrível, conseguiu um sucesso mundial com Hello, que conta com os vocais de Dragonette, e se tornou um dos nomes mais quentes da músicas em 2011. O resultado? Está produzindo o primeiro single do novo álbum de ninguém menos que a Rainha Madonna.
Ouça: Hello (feat. Dragonette) - se é que você não vive neste planeta e nunca tenha ouvido -, Ready 2 Go (feat. Kele), We Came To Smash (feat. Dev) e Big In Japan (feat. Dragonette & Idoling).

Curtiram a lista? Concorda? Não? Comente!

See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário