sexta-feira, 6 de maio de 2011

Velozes & Furiosos 5: Operação Rio

E lá se vão dez anos desde o lançamento do primeiro Velozes & Furiosos. Quem, em 2001, diria que aquele pequeno filme de orçamento modesto, se tornaria uma das franquias mais lucrativas da Universal e lançaria Vin Diesel para o estrelato? Ninguém imaginava o quanto ele também influenciaria na cultura. Na época de seu lançamento era impossível você ver alguém que tinha carro e que não queria usar todas as técnicas de tuning apresentadas na produção. Os anos passaram e essa loucura pelos carros da série diminuiu, tanto que isso é visívil no novo filme da série, Velozes & Furiosos 5: Operação Rio. A nova produção, assim como o quarto filme já apontava, não gira mais em torno das corridas clandestinas e de quem tem o carro mais foda, e sim da ação e dos roubos planejados pelo grupo.


A franquia Velozes & Furiosos assumiu de vez o papel de filme de roubo, mas não se desespere, os carros ainda estão lá, ainda são seus principais meios de fuga, mas já não são os protagonistas da série. Nesse novo filme, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) estão vivendo escondidos no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro. Eles são procurados no mundo todo por seus crimes, mas estão dispostos a mais um grande golpe para poder finalmente se considerarem livres, já que o dinheiro poderia comprar suas liberdades, como Dom diz no filme. O problema é que eles estão sendo caçados por Luke Hobbs (The Rock), um agente federal que fará tudo que for necessário para colocar suas mãos nos três.


Como todos os filmes da séries, Velozes & Furiosos 5: Operação Rio é diversão despretensiosa da melhor qualidade, mas para se divertir você precisa ignorar todas as leis da física e se jogar na viagem que é o filme. Além disso, você tem que estar ciente que ao entrar para ver a produção, você não deve esperar um charme próximo a um 11 Homens e um Segredo. Aqui temos caras fortões, mulheres com pouca roupa, muita sexualidade (é sexualidade mesmo, não sensualidade) e muito funk. É um filme de roubo para brutamontes e é nisso que eles são bons. Quando o filme começa a pender para o planejamento da operação, cuja ideia é a de uma execução calma e discreta, o filme perde até um pouco do ânimo, mas como eles mesmos sabem, o negócio aqui é explodir tudo e sair dirigindo pelo Rio com um cofre gigante preso ao carro e destruindo tudo e todos que estiverem no caminho.


Justin Lin, diretor responsável pela série desde o terceiro filme, sabe muito bem no que está trabalhando e entrega cenas de ação de tirar o fôlego e que prendem o espectador. Só acho que ele não precisava ficar o tempo todo passeando com sua câmera pelo Cristo Redentor para nos lembrar que eles estavam no Rio. A cidade inclusive foi pouco utilizada na produção, já que a maiora das cenas foram rodadas em Porto Rico, cidade que serviu de dublê para o Rio. A gravações aqui foram apenas para algumas tomadas específicas e filmagens aéreas. Além disso, é óbvio que somos retratados como um bando de bandidos, que andam todos armados e com uma polícia inteira corrupta (o que não é uma grande mentira).


Ah, e é óbvio que os produtores não perderiam a oportunidade de colocar Vin Diesel lutando contra The Rock - gigante. A pancadaria é boa e como era de se esperar, eles quebram tudo por onde passam. E por falar no elenco, além dos três protagonistas, os principais nomes de toda a série estão de volta. Temos a presença de Ludacris (+Velozes +Furiosos), Tyrese Gibson (+Velozes +Furiosos), Sung Kang (Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio), Gal Gadot (Velozes & Furiosos 4) e outros. E se você acha que acabou aqui, se engana. Com a grande bilheteria no fim de semana de estreia nos EUA, um sexto filme já foi confirmado. Vamos ver o que eles vão fazer agora.


Veja o trailer abaixo:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário