domingo, 8 de maio de 2011

Thor

Nunca conheci muito do Deus do Trovão da Marvel, nunca fui fã do personagem, nem li qualquer um de seus quadrinhos, mas sou um grande fã de filmes do gênero. A expectativa era alta, já que os trailers tinham me deixado bem curioso pelo filme. Além disso, o fato de ter enfrentado alguns problemas com o cinema da minha cidade, que na primeira semana havia disponibilizado apenas cópias dubladas do filme, tornou a ansiedade ainda maior. Mas eis que Thor não me decepcionou.


Thor - o filme - conta a história do Deus do Trovão que por causa de sua arrogância acaba despertando uma antiga guerra entre os Asgardianos e os temidos Gigantes do Gelo. Odin, seu pai, o expulsa para a Terra, sem seus poderes e sem seu martelo, para viver como um humano e aprender um pouco sobre compaixão e o que é ser um verdadeiro herói. Quando a Terra é ameaçada por uma força maior, Thor demonstra ter aprendido com seus erros e restaura seus poderes para poder salvar a Terra e seu próprio mundo, Asgard.

Para começar, Thor é mais uma peça no grande quebra-cabeças que a Marvel vem montando desde o primeiro Homem de Ferro. O resultado de tudo isso será Os Vingadores, que já está sendo gravado e tem estreia prevista para o meio de 2012. As referências às outras obras da produtora são ainda mais presentes nesse filme, com personagens que fazem parte dos outros filmes e citações claras aos outros heróis, como quando o Destruidor aparece na Terra e um dos agentes da SHIELD pergunta se aquele é mais uma das armaduras do Stark. Além disso, novos personagens como o Gavião Arqueiro aparecem em Thor, abrindo caminho para sua participação em Os Vingadores.

Thor é o primeiro filme dessa remessa da Marvel a brincar com ciência e magia. Até agora, vide O Incrível Hulk e Homem de Ferro, tudo que era feito era baseado em ciência apenas. Aqui vemos o surgimento de um novo tipo de herói, aquele com super poderes divinos. Isso deve dar espaço para que a Marvel invista em magia em seus outros filmes, além de dar chance a outros personagens da editora que estão ligados a esse mundo.

Voltando ao Thor, para começar, não tem como não falar dos belos cenários construídos digitalmente para representar Asgard. O mundo de Thor é de encher os olhos todas as vezes que aparece na tela. Kenneth Branagh usa planos abertos e aéreos o tempo todo para mostrar a perfeição do lugar. Os efeitos especiais do filme são mesmo de babar, assim como os figurinos. Chris Hemsworth está perfeito como o Deus do Trovão; Natalie Portman é sempre maravilhosa, não importa o papel; Anthony Hopkins foi o nome perfeito para encarnar Odin já que ele consegue imprimir todo o poder e o respeito que o personagem exige; mas quem rouba a cena aqui é Tom Hiddleston como Loki. Sua dissimulação é perceptível, assim como sua inveja e ambição. É na relação entre Thor, Loki e Odin que reside a veia dramática que deve ter atraído o diretor Kenneth Branagh, conhecido por suas adaptações shakespeareanas.

Mas não pensem que porque Branagh é um diretor shakespeareano que as cenas de ação são deixadas de lado. Desde o início épico até a luta entre Thor e o Destruidor, tudo é construído de forma espetacular. A batalha de Thor e seus amigos contra os Gigantes de Gelo é de perder o fôlego. Minha única reclamação em relação ao filme é sua duração. Apesar de seus 114 minutos, Thor poderia muito bem se beneficiar de alguns minutos a mais para o maior desenvolvimento de alguns personagens e da relação de Thor com Jane. Ainda assim, Thor já é um dos meus favoritos e é um dos filmes dessa época de blockbusters que merece ser visto.

p.s. Não saia da sala de cinema até o final dos créditos. Há uma cena importante para a continuidade do Universo Marvel nos cinemas.

p.s.2. Em julho estreia Capitão América - O Primeiro Vingador, filme que apresentará o herói que falta do grupo d'Os Vingadores.



Veja o trailer abaixo:



See ya!!!

3 comentários:

  1. Thor foi épico. Tomara que First Avenger não decepcione, já que a escolha do papel do patriota americano ficou com o bucha do Chris Evans.
    Espero queimar a lingua. Espero.

    ResponderExcluir
  2. Também achei o Loki muito bom. Tom Hiddleston tava meio treze mesmo =p

    Natalie Portman é sacanagem...

    8,5 de 10 pra Thor!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Mauro, a escolha do Chris Evans foi tensa, mas fiquei bem empolgado com o trailer. Veremos em julho.

    ResponderExcluir