domingo, 20 de março de 2011

Passe Livre

Tenho que dizer que sou fã dos irmãos Farrelly. Eles fazem um tipo de comédia que me agrada muito, comédias que não têm medo de deixar o espectador desconfortável com situações constrangedoras, escatológicas e politicamente incorretas. Tudo bem que nos últimos anos eles vinham entregando alguns filmes que não chegavam nem aos pés de suas primeiras produções, clássicos modernos do gênero como Debi & Lóide, Quem Vai Ficar com Mary? e Eu, Eu Mesmo e Irene. Tirando O Amor é Cego, que é o melhorzinho entre os últimos, seus filmes vinham ficando cada vez mais sentimentais e menos engraçados. Isso foi quase que totalmente corrigido na última produção dos irmãos lançada por aqui na semana retrasada, Passe Livre. O filme, mesmo contendo um pouco da sensibilidade de seus últimos filmes, investe muito bem no que eles fazem melhor: situações absurdas.


Passe Livre conta a história de dois amigos, Rick (Owen Wilson) e Fred (Jason Sudeikis), que cansados da rotina do casamento e de suas mesmices, conseguem um passe livre de uma semana com suas esposas para aproveitarem suas vidas como se fossem jovens solteiros normalmente. Tudo que acontecesse nessa semana ficaria ali, sem repressão. O primeiro problema é que já logo no primeiro dia eles percebem não terem mais o pique da época de solteiro. O segundo é que suas esposas acabam entrando na brincadeira e se rendendo à solteirice.


Um grande trunfo do novo filme dos Farrelly são os coadjuvantes. Além de ótimos protagonistas, os diretores conseguem criar personagens tão interessantes e divertidos quanto eles para apoiar na trama, às vezes até mais engraçados, como é o caso dos três amigos que acompanham Rick e Fred para poderem apenas assistir ao que é o sonho de todos aqueles homens. Outro de destaque é Derek Waters que interpreta Brent, um estilo de personagem conhecido na cinematografia dos Farrelly, aquele que surta e causa estragos épicos. Não dá para deixar de lado também a interpretação de Jenna Fischer e Christina Applegate como as esposas. A evolução das personagens é visível e como sempre Christina Applegate mostra a ótima comediante que é (saudades de Samantha Who?, série protagonizada pela atriz).


Tecnicamente o filme não é um grande destaque, mas os Farrelly estão ali apenas para contar essa história divertida, não para ficar testando movimentos de câmera ousados ou takes artísticos, e isso eles conseguem com mérito. Eles inclusive conseguem balancear bem o sentimentalismo que se espera no final de um filme com uma história como essa, sem deixar piegas ou chato. Passe Livre pode não ser tão bom quanto as comédias antigas dos diretores, mas sinceramente é um caminho para a redenção – já podemos esquecer que eles cometeram Amor em Jogo nesse meio tempo?.

Confira o trailer:



Bônus: Como estou falando de comédias que envolvem dois grandes amigos, nesses últimos dias vi dois bons exemplares do bromance, não tão inesquecíveis para ficar falando sobre, mas bons o suficiente para uma indicação. O primeiro foi Um Jantar Para Idiotas, estrelado pelos ótimos Paul Rudd e Steve Carell. Paul tem se especializado no gênero nos últimos anos, protagonizando bons filmes como Eu Te Amo, Cara e Role Models (chamado de Faça o que Digo, Não Faça o que Faço aqui no Brasil). Em Um Jantar Para Idiotas conta a história de Tim (Rudd), um empresário em ascensão que precisa encontrar uma pessoa excepcional para levar a um jantar promovido por seu chefe para que eles possam tirar sarro. Essa pessoa no caso é o personagem de Carell. Confira o trailer abaixo:



O segundo filme que vi esses dias de temática parecida foi Um Parto de Viagem, novo de Todd Phillips, diretor de Se Beber, Não Case. O filme é protagonizado por Robert Downey Jr. e Zach Galifianakis, este também presente em Um Jantar Para Idiotas em um papel coadjuvante. O filme conta a história de Peter Highman (Downey Jr.), um pai de primeira viagem que precisa voltar para casa já que sua esposa dará à luz dentro de cinco dias. Quando ele chega ao aeroporto ele encontra com Ethan Tremblay (Galifianakis) que o faz ser expulso do avião. Sem dinheiro, carteira de motorista, nada, ele se vê forçado a viajar de carro com Ethan até Los Angeles. Vocês já podem imaginar que a viagem não será nada tranquila. Confira o trailer abaixo:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário