segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Top 10

Estava olhanda as atualizações no twitter e vi uma que me chamou a atenção. Marcelo Hessel, um dos caras do omelete, twittou o link com um vídeo do grande diretor (meu favorito, quem me conhece sabe), Quentin Tarantino fazendo uma lista dos 20 melhores filmes lançados a partir de 1992. Vejam:



Esse vídeo me deu vontade de fazer uma lista, afinal, quem não gosta de uma lista, seja ela do que for?!
Minha lista será um pouco diferente... nela vou postar os meus 10 filmes favoritos lançados desde o ano em que nasci, 1987 (eu sei, eu to velho). Antes de irmos a lista tenho uma consideração final, os filmes estarão na ordem de lançamento e não na de preferência, é difícil escolher entre eles.

1° Edward Mãos-de-Tesoura (Edward Scissorhands, 1990)


Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder e Dianne Wiest

Pra mim, escolher um filme que eu goste mais do Tim Burton é uma tarefa difícil (na verdade, toda essa lista foi difícil), mas Edward é o clássico. Cresci assistindo esse filme em minhas tardes livres. Toda reprise da sessão da tarde estava eu lá em frente a Tv esperando ansiosamente. E, com o passar dos anos, fui crescendo e me apaixonando pela comovente história do rapaz que é criado por um inventor e cujas mãos são feitas de tesouras. O filme, a primeira parceira de Johnny Depp com o diretor Tim Burton, conta com atuações sinceras e apaixonadas. Johnny Depp já dava sinais do grande ator que viria a se tornar. Outro ponto que muito me chama a atenção no filme são seus cenários, o subúrbio criado por Burton, com muitas cores e formas perfeitas, em contraste com a casa onde vive o inventor e sua invenção, um tanto quanto sombria. Além disso, a trilha sonora composta por Danny Elfman é mágica. Ela transmite todo o sentimento do filme.

Trailer:


2° Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994)


Direção: Neil Jordan
Elenco: Brad Pitt, Tom Cruise, Antonio Bandeiras, Christian Slater, Thandie Newton e Kirsten Dunst

Pra mim o melhor filme de vampiros. Tá, tem Drácula de Bram Stoker, mas, entre os dois, ainda prefiro Entrevista com o Vampiro. O filme é uma adaptação de um dos livros da série sobre vampiros de Anne Rice, a conhecida série Crônicas Vampirescas. A história acompanha a vida de Louis (Brad Pitt), que foi transformado em vampiro por Lestat (Tom Cruise) no século XXVIII. O filme possui uma bela ambientação, cenários incríveis e figurinos perfeitos. Curiosidades: O filme foi o primeiro papel de destaque de Kirsten Dunst, que anos depois viria a se tornar a Mary Jane da série de filmes Homem-Aranha. Christina Ricci chegou a fazer testes para o papel de Claudia, que ficou com Kirsten. O papel do entrevistador, que ficou com Christian Slater, seria de River Phoenix, mas o ator morreu pouco tempo antes das filmagens por overdose. Leonardo DiCaprio teria sido sondado para o papel, mas este acabou mesmo com Christian Slater.

Trailer:


3° Trainspotting (Idem, 1996)


Direção: Danny Boyle
Elenco: Ewan McGregor, Jonny Lee Miller e Robert Carlyle

Um dos filmes mais frenéticos e loucos que já vi. O filme mostra a vida de 4 jovens amigos de Edimburgo, na Escócia, que, por falta de perspectivas de uma vida melhor mergulham no mundo das drogas, em especial, a heroína. O filme é uma viagem acelerada e em certos momentos desconcertantes (cena do bebê) sobre esse mundo e a cena Clubber do Reino Unido. Uma das grandes qualidades do filme é a sua trilha sonora, perfeita para embalar essas viagens alucinantes as quais somos levados.

Trailer:


4° Boogie Nights (Idem, 1997)


Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Mark Wahlberg, Burt Reynolds, Julianne Moore, Heather Graham, Don Cheadle, Philip Seymour Hoffman, John C. Reilly, Luis Guzmán e William H. Macy

Paul Thomas Anderson é simplesmente um grande diretor. Seus filmes, simplesmente, grandes dramas com grandes personagens. Desses filmes, Boogie Nights sem dúvidas é o melhor. Anderson contou com um grande elenco, entre eles, um Mark Wahlberg iniciante e cheio de vigor, para compor um drama sobre a indústria pornô nos anos 70. Soma-se a essa indústria, drogas, traição, personagens icônicos e grandes interpretações e temos o resultado: um grande filme. Julianne Moore e Burt Reynolds foram indicados ao Oscar de melhor atriz-coadjuvante e melhor ator-coadjuvante, respectivamente. Além disso o filme teve uma indicação para o de melhor roteiro original.

Trailer:


5° Beleza Americana (American Beauty, 1999)


Direção: Sam Mendes
Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari, Chris Cooper e Peter Gallagher

O primeiro e mais marcante trabalho do diretor Sam Mendes é também seu melhor filme e um dos melhores dos últimos tempos. Com a idéia de que nada é perfeito, e que basta você olhar melhor e mais atentamente pra ver os problemas, Sam Mendes tece um filme que, por meio da vida de duas famílias propriamente, em especial a do personagem de Kevin Spacey, ele demonstra os problemas existentas no tão sonhado sonho de vida americano, o "American Way of Life". Aqui são expostas todas as obsessões para esse estilo de vida. Por exemplo, a necessidade de se manter as aparências e a constante busca por dinheiro, e como isso afeta as relações dentro dessas famílias e até mesmo entre vizinhos e conhecidos. O filme venceu em 5 categorias do Oscar: melhor filme, melhor diretor (Sam Mendes), melhor ator (Kevin Spacey), melhor fotografia e melhor roteiro original. Uma curiosidade: o roteirista desse filme foi Allan Ball, o criador da série já citada aqui no blog, True Blood.

Trailer:


6° Clube da Luta (Fight Club, 1999)


Direção: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter e Jared Leto

Um dos filmes mais polêmicos já lançados. Na época de sua estréia não fez muito sucesso nos cinemas, mas acabou se tornando um dos filmes mais cultuados de todos os tempos. A história do filme, um pouco complexa pra ser descrita em poucas palavras, começa mostrando a vida do personagem de Edward Norton, um investigador de uma companhia de seguros que se ve sua vida vazia, sem nada excitante, por assim dizer. Ele encontra em grupos de terapia uma saída para isso, até que conhece Tyler Durden (Brad Pitt). Tyler mostra pra ele uma nova maneira de liberar suas emoções, lutando, em um clube formado por eles clandestinamente. Com o passar do tempo o clube se transforma em uma outra forma de expressão, lutando contra ideais materialistas e o consumismo, ou seja, o capitalismo. Vou parar por aqui, falar mais pode estragar certas surpresas (muitas durante o filme).

Trailer:


7° Matrix (The Matrix, 1999)


Direção: Larry e Andy Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Laurence Fishburne e Hugo Weaving

Podemos dizer que Matrix, além de ser também um dos filmes mais cultuados de todos os tempos, foi um dos filmes que mais influênciou a indústria cinematográfica. Seus efeitos especias (principalmente o tão famoso "Bullet Time") foram e ainda são base para muitos filmes, quando não copiados descaradamente, seu figurino mudou o modo de vestir de muitos heróis, sua filosofia trouxe uma nova forma de se encarar ficção científica e suas cenas de luta se tornaram referência. E não foi só o cinema que sofreu essas influências. Seus estilo caiu no gosto das pessoas, suas roupas eram copiadas fora das telas, seus óculos angulosos eram o desejo de 10 entre 10 fãs, além de celulares, jogos, livros. Tudo que continha o nome Matrix relacionado vendia como água. A história, como muitos devem saber, acompanha a luta dos homens contra as máquinas e a esperança de uma vitória com a chegada do escolhido, Neo (Keanu Reeves).

Trailer:


8° Kill Bill vol. 1 e 2 (idem, 2003 e 2004)













Direção:
Quentin Tarantino
Elenco: Uma Thurman, David Carradine, Lucy Liu, Vivica A. Fox, Daryl Hannah e Michael Madsen

Deixe-me explicar. Aqui estão os dois filmes pois os considero essenciais juntos e quem me conhece sabe o quanto gosto desses filmes. A história de Kill Bill é centrada na vingança. Conhecemos no início do primeiro filme a personagem principal, A Noiva (Uma Thurman) - seu nome verdadeiro só é revelado no segundo filme, mais uma que só Quentin Tarantino faria bem -, ela fazia parte de um grupo de assassinos chamado Deadly Viper Assassination Squad (ou Esquadrão Assassino das Víboras Mortais), cujo líder era Bill (David Carradine). Ela resolve abandonar o esquadrão e viver sua vida. No dia do seu casamento, grávida, eles a encontram e fazem um massacre dentro da igreja, todos os presentes morrem, mas ela sobrevive. Quatro anos depois, A Noiva acorda do coma e parte para a vingança. Com essa premissa Tarantino cria um filme que homenageia os clássicos japoneses de artes marciais e também os grandes filmes trashes da época Referências a esse mundo pulam na tela a todo o tempo. Curiosidade: a roupa amarela usada pela Noiva é uma homenagem a roupa usada por Bruce Lee no filme Jogo da Morte.

Trailers:
Vol 1.


Vol 2.


9° Borat (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan, 2006)


Direção: Larry Charles
Elenco: Sacha Baron Cohen e Ken Davitian

Um dos filmes mais engraçados dos últimos tempos, senão, o mais engraçado. Borat (Sacha Baron Cohen) conta a história do segundo melhor repórter do Cazaquistão que viaja à América, no caso, os E.U.A., para aprender como prosperar como eles e levar seu aprendizado para o Cazaquistão. O filme é todo feito no formato de um pseudodocumentário. Todas as pessoas entrevistadas são reais e são usadas para demonstrar os grandes problemas existentes no país, o preconceito é o principal deles. O filme, que usa a idéia da paixão de Borat por Pamela Anderson como desculpa para fazê-los atravessar os E.U.A., é cheio de piadas politicamente incorretas e um humor ácido e certeiro, como a muito não se via nos cinemas.

Trailer:

obs. não consegui encontrar um trailer de verdade então coloquei essa pequena cena do filme.

10° Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)


Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman e Morgan Freeman

O filme acompanha uma Gotham City dividida entre os que gostam e querem o Batman (Christian Bale) por perto protegendo a cidade, e os que preferiam vê-lo atrás das grades. Nesse momento Batman está mais do que consolidado como o protetor da cidade, o que faz com que todos os mafiosos se unam com um objetivo em comum: matá-lo. Além disso, pessoas passam a se fantasiar como ele para tentarem proteger a cidade do crime da mesma maneira, o que o leva a contestar sua influência na população. É nesse momento de extrema dificuldade para ele que surge a enigmática figura do Coringa (Heath Ledger). Seu único propósito, ao contrário da maioria dos bandidos que são movidos pelo ambição, é o de espalhar o caos por Gotham. Todos sabem o quão apaixonado sou por esse filme. Ele contém coisas das quais sou fã a tempos. Para começar, Batman sempre foi o meu super-herói favorito, sempre gostei de filmes de super-heróis e baseados em quadrinhos e sou fã de Heath Ledger desde 10 Coisas Que Odeio em Você. Além disso, o filme é responsável por demonstrar o quão boa uma história de super-herói pode ser, violenta, mas sem ser gratuita, pesada, dramática e simplesmente espetacular em todos os seus aspectos técnicos. O filme foi o último finalizado do grande Heath Ledger (ele havia começado a filmar The Imaginarium of Doctor Parnassus, mas não terminou), pelo qual ganhou o Oscar póstumo de melhor ator-coadjuvante. E o filme também é um dos poucos a ter ultrapassado a barreira do um bilhão de dólares em bilheteria (junto com Titanic, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e Piratas do Caribe: O Baú da Morte).

Trailer:


Espero que gostem da lista. Faltou algum, acha que algum deveria estar fora dessa lista? Deixe seu comentário sobre a lista. Essa é apenas minha humilde opinião, me digam a de vocês.

See ya!!!

Um comentário:

  1. nao sou capaz de fazer minha lista assim não..
    sei que com certeza matrix, trainspotting e borat estariam nela, também!

    adoreeeei sua lista, beto! fiquei com vontade de rever esses filmes que eu também adoro!

    ResponderExcluir