terça-feira, 27 de março de 2012

Jogos Vorazes

Se tem uma coisa que gosto é quando me surpreendo com um filme, e foi exatamente o que aconteceu com Jogos Vorazes. Não sou fã dos livros e não acompanhei a produção do filme de perto, por isso mesmo não sabia bem o que esperar. Na verdade, achava que sabia. Diante da campanha da distribuidora, mais que errada por sinal, de dizer que este seria o novo Crepúsculo, fiquei extremamente temeroso pela obra. Além disso, não ajuda em nada a série de filmes lançados nos cinemas nos últimos anos com a alcunha de a substituta de Harry Potter como a mais nova franquia milionária. Com todos estes contras, Jogos Vorazes, adaptação do primeiro livro da trilogia escrita por Suzanne Collins, veio de mansinho e me arrebatou. Claro que não será o novo Harry Potter, até porque Harry Potter só existe um, mas o filme é uma produção incrível e extremamente divertida.

Jogos Vorazes se passa em um futuro próximo em que onde antes era a América do Norte, hoje fica um novo país e este novo país é dividido em 12 distritos. Em busca de manter a ordem do país, todos os anos, a Capital promove uma espécie de reality show mostrando dois jovens de cada distrito, entre 12 e 18 anos, lutando por suas vidas, literalmente. Vinte e quatro jovens entram no jogo e apenas um deles sai vivo e, consequentemente, vitorioso. A vitória traz ao jovem e a seu distrito regalias e um bônus nos suprimentos. A história aqui acompanha Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), uma adolescente que se voluntaria para os jogos para poder impedir que a irmã mais nova, sorteada pelo seu distrito, vá.

O grande foco do filme é no questionamento da crença cega de um povo no seu líder e como a própria máquina do governo luta para manter a hierarquia e o poder. A obra de Collins lembra, em muitos pontos, outras obras contestadoras como 1984 (o Grande Irmão, repreensão de quem se opõe ao estilo de governo e o regime totalitário) e Admirável Mundo Novo, além de trabalhar, mesmo que modestamente, o culto a celebridade.

Tecnicamente Jogos Vorazes tem elementos de qualidade inquestionável. Gary Ross, o diretor, conseque imprimir ao filme a sensação de perigo dos jovens, assim como a brutalidade dentro do campo de batalha, sem precisar ser explícito quanto a isso, mas também sem cair no erro de fazer um filme sem sangue. A fotografia e a edição também são trabalhos de destaque, assim como a direção de arte e os belos figurinos de Judianna Makovsky usados na Capital.

O elenco de Jogos Vorazes é outro destaque. Jennifer Lawrence, que já esteve nos ótimos Inverno da Alma e X-Men: Primeira Classe, trabalha muito bem o lado sensível e o lado duro da personagem junto com toda a sua determinação. Josh Hutcherson (Peeta Mellark) se sai muito bem na disputa de atenção com a protagonista e ganha o público com seu carisma. Além disso, eles estão cercados de ótimos nomes que entregam performances de extrema qualidade como Woody Harrelson, Stanley Tucci, Wes Bentley, Elizabeth Banks e Donald Sutherland. Até Lenny Kravitz, que muitos detestaram como Cinna, faz um trabalho razoável, nada que atrapalhe o andamento da obra.

Enfim, Jogos Vorazes é um exemplar revigorante entre as adaptações infanto-juvenis e que me fez ter fé que estas adaptações podem sim ser rentáveis e ainda assim nos proporcionar diversão de qualidade, como Harry Potter soube muito bem fazer durante seus dez anos. Confira o trailer:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário