segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Melhores filmes de 2010

Para voltar à ativa, nada melhor que uma lista. Usei um bom tempo das minhas férias para pensar nessa lista. Ela serve para enumerar meus filmes favoritos do ano de 2010, e olha que não foi fácil chegar a esses dez não viu. Para esclarecer, só foram considerados filmes que foram lançados nos cinemas brasileiros durante o ano de 2010, não importa se o filme saiu lá fora antes, ou mesmo se foram lançados agora no fim do ano e ainda não chegaram por aqui. Dê seu palpite, diga se faltou algum filme, se concorda ou não.

1. A Rede Social (The Social Network)


Direção: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Rooney Mara e Justin Timberlake
A Rede Social ficou com o primeiro lugar da lista por causa de vários fatores, entre os principais estão a grande direção de David Fincher, que faz desse filme um dos seus projetos mais bem realizados, sem recorrer a nenhum truque de câmera ou efeito especial. Outros pontos de destaque na produção são o roteiro primoroso de Aaron Sorkin, a grande atuação do elenco principal e a trilha sonora feita especialmente para o filme por Trent Reznor e Atticus Ross. Sem dúvidas meu favorito de 2010.

2. A Origem (Inception)


Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Ellen Page, Marion Cottilard, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt e Michael Cane
A Origem serviu para consolidar Christopher Nolan como um dos melhores e mais criativos diretores em atividade. O filme mostra que Nolan sabe muito bem lidar com blockbusters, dirigindo grandes produções sem deixar que o estúdio domine seu direcionamento. Ele, com o sucesso da franquia Batman, conseguiu a liberdade para criar filmes de custo milionário com a liberdade de produções independentes, sem perder a criatividade e se render ao caminho fácil. A Origem também ganha pontos pelo incrível trabalho de edição feito por Lee Smith, a trilha sonora soberba criada por Hans Zimmer e o roteiro que faz com que o espectador não perca o interesse pelo filme mesmo com suas extensas duas horas e meia de duração.

3. Toy Story 3 (Idem)


Direção: Lee Unkrick
Elenco (de vozes): Tom Hanks, Tim Allen e Joan Cusack
Havia muita desconfiança nessa produção, mesmo se tratando de um filme da Disney/Pixar. Toy Story foi a primeira franquia do estúdio, e depois de dois filmes incríveis, não se sabia por que caminhos eles poderiam percorrer em um terceiro filme. Mas eis que a Disney/Pixar provou que não devemos jamais duvidar do seu poder de criar obras emocionantes e extremamente criativas. O terceiro filme da franquia se tornou o melhor da série. O estúdio acertou ao saber direcionar o seu produto final. Ele era sim um filme de entretenimento para todas as criancinhas que iam ao cinema para vê-lo, mas para quem cresceu vendo Toy Story, ele era muito mais, ele era um ritual de passagem e de crescimento que fez muito marmanjo se emocionar como não acontecia a muito tempo. A cena final do filme é quase que um teste de superação para quem consegue não chorar.

4. Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim Vs. The World)


Direção: Edgar Wright
Elenco: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Kieran Culkin, Brandon Routh, Anna Kendrick e Jason Schwartzman
Sem dúvidas o filme mais nerd do ano, e também o mais divertido. Edgar Wright já dava indícios do diretor cool que era com seus filmes anteriores Shaun Of The Dead (cujo péssimo título nacional é Todo Mundo Quase Morto) e Chumbo Grosso, mas com Scott Pilgrim ele atingiu o ápice do estilo com uma produção que mescla comédia com ação em uma homenagem clara ao mundo 8bits, que começa já no logo da Universal, com seu estilo pixelado e o som característico dos jogos de video game do início. Sem contar as sacadas incríveis como a homenagem a Seinfeld, os usos das onomatopeias e a participação inspirada de Kieran Culkin como o amigo Wallace.

5. Kick-Ass (Idem)


Direção: Matthew Vaughn
Elenco: Aaron Johnson, Chloë Moretz, Nicolas Cage, Christopher Mintz-Plasse e Mark Strong
Esse ano realmente foi o ano dos nerds nos cinemas. Basta dar uma olhada nas cinco primeiras colocações desse ranking. Kick-Ass é mais um que se encaixa nessa lista. Depois de se tornar um dos filmes mais aguardados e comentados pela comunidade online, o filme estreou se mostrando uma produção genial, superando todas as expectativas, com uma história divertida e recheada de referências pop e com ótimas atuações de seu elenco principal, em especial a garota Chloë, que interpreta a Hit-Girl. É praticamente impossível não se render ao carisma da pequena atriz, que ganha todos os espectadores com uma atuação forte e inspirada. Não podemos deixar de citar o roteiro atual e divertido, que tem o apoio da HQ, que já é construída embasada em todo esse mundo atual de heróis e comunidades virtuais.

6. Direito de Amar (A Single Man)


Direção: Tom Ford
Elenco: Colin Firth, Matthew Goode, Nicholas Hoult e Julianne Moore
Esqueçam o péssimo título nacional. A Single Man é uma das melhores produções do ano de 2010 e uma das maiores surpresas. O filme é a estreia do estilista Tom Ford na direção e com um filme delicado e primoroso tecnicamente, ele prova que tem talento para isso. A Single Man é um triunfo do início ao fim, com direção de arte, fotografia e figurino perfeitos, atuação espetacular do elenco principal, com destaque para Colin Firth (que merecia o Oscar, mas deve ganhar esse ano por O Discurso do Rei) e Julianne Moore, e um roteiro que consegue passar toda a sensibilidade e angustia que a história pede.

7. Onde Vivem os Monstros (Where The Wild Things Are)


Direção: Spike Jonze
Elenco: Max Records, Catherine Keener, Mark Rufallo e com as vozes de James Gandolfini, Forest Withaker, Paul Dano e Chris Cooper
Pouco visto pelo grande público, Onde Vivem os Monstros é um dos filmes mais sensíveis e belos produzidos nesse ano que passou. A adaptação é dona de um roteiro impecável, direção de arte e fotografia belíssimas e uma trilha sonora incrível feita especialmente para o filme por Karen O (vocalista do Yeah Yeah Yeahs). Com todos esses elementos, Spike Jonze construiu uma fábula moderna tocante e até um pouco sombria que merecia maior reconhecimento.

8. A Ilha do Medo (Shutter Island)


Direção: Martin Scorcese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Rufallo, Ben Kingsley, Patricia Clarkson e Jackie Earle Haley
Scorcese realmente me surpreendeu com esse seu retorno ao suspense. A Ilha do Medo é um filme bem construído, que sabe manter a tensão e o suspense que se propõe levar ao espectador durante toda sua projeção, mantendo o espírito das produções do gênero, com seu final inesperado. O filme ainda possui uma excelente fotografia, uma montagem espetacular que se confunde entre realidade e imaginação e uma trilha sonora pontual, forte e marcante. O elenco é um show a parte. DiCaprio está perfeito em uma mistura de confiança e descrença, Patricia Clarkson, que faz uma ponta, está surpreendente e Jackie Earle Haley está de dar medo.

9. Zumbilândia (Zombieland)


Direção: Ruben Fleischer
Elenco: Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Emma Stone e Abigail Breslin
Os trailers do filme já davam uma ideia do que estava por vir e o filme não nos decepcionou. Zumbilândia é uma comédia que realmente faz rir, repleta de cenas de ação que além de bem boladas são divertidíssimas e com uma pitada da nojeira que se espera de uma produção que envolva zumbis. Os trunfos do filme são seu elenco inspiradíssimo e muito confortável em seus papéis e um roteiro extremamente criativo. O início do filme já é um deleite com suas cenas em câmera lenta que mostram a destruição do planeta. A apresentação das regras do personagem de Eisenberg para sobreviver também é incrivelmente bem feita. E não dá para deixar de falar da participação especial de Bill Murray, simplesmente sensacional.

10. Preciosa – Uma História de Esperança (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire)


Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton e Mariah Carey
Forte. Essa é a palavra que melhor define esse filme pequeno em proporção, mas de grande impacto ao mostrar a dura vida de uma adolescente de 16 anos, Claireece "Precious" Jones, que é abusada sexualmente pelo pai e maltratada pela mãe, interpretada magnificamente por Mo’Nique, no bairro do Harlem, em Nova York, no ano de 1987. Além disso, Preciosa revelou para o mundo o grande (sem nenhum trocadilho) talento de Gabourey Sidibe e conseguiu tirar uma interpretação digna de Mariah Carey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário