quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Easy A (A Mentira)

Sempre gostei de comédias românticas adolescentes. Além dos bons filmes produzidos no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, como 10 Coisas Que Odeio em Você, não podemos deixar de citar os grandes clássicos do gênero produzidos nos anos 80, principalmente por John Hughes. O famoso diretor falecido a pouco tempo é inclusive citado em Easy A em mais uma das ótimas falas da produção, em que a personagem vê sua vida cheia de problemas e se questiona porque não pode ter uma história de amor como a daqueles filmes, chegando a conclusão de que isso seria impossível, já que a vida dela não foi dirigida por Hughes.


Mesmo ressurgindo de época em época, há um bom tempo que não víamos um bom exemplar do gênero que fosse divertido e tivesse um bom roteiro. Bom, esse período acabou com o lançamento de Easy A (batizado de A Mentira aqui no Brasil e sairá diretamente em DVD por aqui). A comédia, sucesso surpresa nos EUA, é um ótimo exemplar da diversão descompromissada que buscamos nesses filmes. Ela pode não desencadear uma nova onda de produções do gênero, mas com certeza é um sopro de alívio e até originalidade.


Easy A conta a história de Olive (Emma Stone), uma adolescente sem nenhuma popularidade que mesmo se fosse um edifício e os homens o Google Earth, eles não a notariam, como ela mesma descreve. Tudo muda quando ela mente para a sua melhor amiga que perdeu a virgindade com um amigo de faculdade do seu irmão no fim de semana. O boato se espalha e ela passa a ser vista com outros olhos pela escola. A partir disso, ela começa a dizer várias outras mentiras que, junto com a velocidade que os boatos se espalham, a deixam com a fama de vadia.


O roteiro é cheio de tiradas excelentes que unidas à boa interpretação do elenco, nos proporciona momentos de diversão constante que tornam Easy A uma das comédias mais simpáticas dos últimos anos. É quase impossível não se render aos encantos do filme. Emma Stone desponta como uma atriz de humor inteligente e extremamente competente com um charme apoiado em sua atitude um pouco rebelde, algo que ela já havia demonstrado em Zumbilândia. A atriz também conta com a ajuda de um elenco de apoio excelente como a sempre engraçada Amanda Bynes, que interpreta Marianne, uma estudante do mesmo colégio que é uma extremista religiosa, Stanley Tucci e Patricia Clarkson dão um show como os pais da personagem e Pen Badgley convence como Todd, o cara simpático e compreensivo que é a paixão de Olive e que deve derreter os corações das meninas que assistirem ao filme. Além disso, o filme ainda conta com as participações de Thomas Haden Church, Lisa Kudrow e Malcolm McDowell em pequenos papéis divertidos que servem bem para a condução da história.


A direção de Easy A ficou com Will Gluck, que vindo da TV e com apenas um filme lançado, mostrou ter mão para o gênero. E é surpreendente ver como Bert V. Roy acertou a mão nesse que é o seu primeiro roteiro. A trilha sonora também é perfeita para o clima que o filme propõe e desafio alguém a assistir e não ficar cantarolando Pocketful of Sunshine da Natasha Bedingfield depois do filme. Assista a Easy A, garanto diversão descompromissada e muitas risadas. Confira o trailer abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário