sábado, 30 de julho de 2011

A polêmica envolvendo A Serbian Film

Eu nunca havia ouvido falar desse tal filme, até que algumas semanas atrás ele foi vetado do festival RioFan - Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro, do qual fazia parte da programação. O veto foi feito por parte da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, afirmando que, mesmo respeitando o direito do artista de expressar sua imaginação, as fortes cenas presentes na produção não deveriam ser reproduzidas em certos lugares. Com isso a polêmica estava instaurada.


A Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema divulgou uma nota na imprensa repudiando a atitude. Confira abaixo a nota na íntegra:

Repúdio ao veto a "A Serbian Film" no RioFan

A Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema repudia o veto à projeção do longa-metragem “A Serbian Film – Terror sem Limites”, do diretor sérvio Srdjan Spasojevic, presente na programação do RioFan – Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro.

O filme seria exibido pelo RioFan na sala Caixa Cultural. Porém, os organizadores do festival foram obrigados a retirá-lo da programação por decisão da diretoria da Caixa Econômica Federal, conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa do banco, sob alegação de que a instituição “entende que a arte deve ter o limite da imaginação do artista, porém nem todo produto criativo cabe de forma irrestrita em qualquer suporte ou lugar”.

Em resposta, a organização do RioFan se disse “contra qualquer forma de censura” e informou que todos os filmes selecionados para o festival foram avaliados por órgãos oficiais competentes e têm classificação etária de 18 anos.

A Abraccine defende a liberdade de expressão cinematográfica e o direito de os espectadores interessados assistirem aos filmes que lhes convêm, acreditando não caber a instituições públicas ou privadas a definição sobre o que deve ou não ser visto.

A responsabilidade sobre programação e observação à classificação etária de filmes apresentados num festival de cinema é da organização do evento, devendo a ela serem dirigidas eventuais questões controversas, sem, para isso, ser utilizado o ato de censura prévia (inexistente no país) a um determinado trabalho artístico.

Registramos ainda que "A Serbian Film" já teve pelo menos outras duas exibições anteriores ao RioFan: no I Festival Internacional Lume de Cinema (São Luís, no Maranhão) e no VII Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico (Porto Alegre, no Rio Grande do Sul).

Por esta nota, deixamos ainda claro que a Abraccine não está defendendo um trabalho ou um festival em específico, mas um princípio: o de um filme poder ser assistido e avaliado pelo espectador com liberdade.

ABRACCINE
Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Não bastando a censura no festival, o filme também foi proibido de ser exibido em um cinema do Rio de Janeiro no dia 25 de julho. A sessão extra do filme que seria no Cine Odeon foi cancelada pela Justiça depois de um pedido do diretório regional do partido Democratas. A cópia do filme foi inclusive apreendida. Agora, para quem achou que a polêmica havia acabado, se enganou. No último dia 29 o filme teve seu processo de classificação indicativa cancelado, com isso o filme fica proibido de entrar em cartaz em qualquer sala de cinema do país. Esse é o primeiro filme de ficção censurado no país desde 1985, quando Je vous salue, Marie foi proibido de ser exibido, como deixa claro o twitter da Petrini Filmes, distribuidora de A Serbian Film.

Como sou curioso resolvi ir atrás do filme e ver se era tudo isso que vinham dizendo - todo mundo sabe que basta procurar no google para você achar várias opções de download. Baixei e hoje mesmo fui conferir. As acusações de ser um filme forte são verdadeiras, mas ele não é nada além do que se propõe e do que os fãs do gênero já esperam. São cenas fortes, quase explícitas na maior parte do tempo, mas tudo como parte da história (o estúdio responsável pelo filme divulgou cenas dos bastidores mostrando o uso de robôs e próteses, confira clicando aqui). Sou totalmente contra qualquer tipo de censura e acredito que com essa atitude da Justiça e da Caixa Econômica Federal, eles simplesmente tornaram o filme o objeto de interesse, ou pelo menos curiosidade, de muita gente que nem passaria perto da obra se não fosse por todo esse circo envolvendo sua exibição. A Serbian Film seria mais um daqueles filmes de circuito restrito e que seria assistido apenas por fãs do gênero. Eu mesmo não sou fã desse tipo de filme, mas acabei vendo o filme apenas por curiosidade diante de tal falatório.

Confira o trailer de A Serbian Film:



Fonte: Cinema em Cena

See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário