domingo, 31 de julho de 2011

Capitão América - O Primeiro Vingador

O Capitão América nunca esteve entre meus heróis favoritos. Nunca acompanhei suas histórias em quadrinhos e o pouco que conhecia era graças as suas participações nas histórias de outros personagens. Ele realmente nunca teve muito destaque ou relevância no Brasil, pelo menos para mim. Sempre achei um herói criado apenas para alimentar o ego do povo norte-americano com uma versão super-herói do que eles achavam que seu exército fosse. Quando o filme foi anunciado, minha empolgação veio por causa da formação dos Vingadores, e não por causa da produção em si. Com o anúncio de Chris Evans para o papel, minha desconfinça só aumentou. Tudo isso passou quando o primeiro trailer foi divulgado e Capitão América - O Primeiro Vingador passou ao posto de um dos filmes mais aguardados do ano por mim e o resultado foi bem satisfatório.


Capitão América - O Primeiro Vingador acompanha a transformação de Steve Rogers (Chris Evans) de garoto franzino temperamental e que sonha em servir seu país a super soldado e sua luta na Segunda Guerra Mundial, mais especificamente contra a HIDRA, divisão mais tecnológica do partida nazista liderada por Johann Schmidt (Hugo Weaving), o Caveira Vermelha. A primeira coisa muito impressionante do filme é a transformações feita em Evans. Utilizando a mesma tecnologia de O Curioso Caso de Benjamin Button, a produção do filme conseguiu fazer de uma maneira assustadoramente perfeita o gigante musculoso parecer um garotinho raquítico. Se o público não conhecesse Evans antes da produção, seria possível acreditar que ele era aquele rapaz.

A ambientação na Segunda Guerra e a direção de Joe Johnston (O Lobisomem) trazem para Capitão América aquele ar de aventura oitentista da Sessão da Tarde, deixando o filme extremamente divertido e equilibrando muito bem o humor leve com as cenas de ação e heroísmo, sem se prender ao patriotismo chato, o que era um dos meus maiores medos. Os efeitos especiais são muito bem feitos, assim como o 3D em alguns momentos, em especial a cena do trem que me impressionou. O elenco também se destaca. Chris Evans está ótimo nas duas fases do personagem, com destaque para a sua interpretação do menino magrelo e seu empenho. Tommy Lee Jones é o alívio cômico do filme e se sai muito bem nesse papel, assim como Dominic Cooper como Howard Stark, a maior ligação do filme com o restante do universo construído pela Marvel. Hayley Atwell até que agrada como a mocinha durona Peggy Carter, mas é Hugo Weaving, mais uma vez, que rouba a cena com sua ótima interpretação do Caveira Vermelha. Weaving está fadado a pegar vilões de filmes e torná-los memoráveis. Não posso deixar de destacar a sequência do filme em que o Capitão América vira um garoto-propaganda do governo na busca pelo aumento das vendas de títulos que ajudarão a financiar o exército. Muitíssimo bem feita e editada, ela serve, além de tudo, como uma homenagem, fazendo o herói usar a roupa clássica dos quadrinhos e o primeiro escudo.

Agora, se Capitão América tem algum problema, esse é o seu final, que parece um pouco acelerado, sem dar muito destaque às cenas de ação, passando por elas com uma edição rápida e uma luta final entre o Capitão e o Caveira Vermelha sem graça e com um desfecho um pouco insatisfatório. Mas nada disso serve para nos desanimar, já que em seguida vem o momento mais esperado que até o próprio filme, a ligação da obra com Os Vingadores e a primeira visão do super grupo reunido, em uma cena pós-créditos que mais parece um teaser trailer*. E agora, que venha Os Vingadores em 2012, o terreno já está mais que bem preparado para isso.

Confira o trailer de Capitão América - O Primeiro Vingador:


*Eu só vi a cena graças a internet, já que o Cinemas Lumiére, onde fui ver Capitão América, desligou o filme antes dos créditos finais, um desrespeito com quem está ali pagando pelo filme. Saímos da sala e fomos direto até a administração reclamar e, segundo eles, teremos uma cortesia para rever o filme e finalmente acompanhar o tão aguardado final. Se você é de Londrina e for ao Cinemas Lumiére ver Capitão América e eles desligarem o filme antes da exibição dos créditos finais e do teaser, reclame, brigue pelo seu direito de ver o filme completo.

See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário