quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Salt

Angelina Jolie definitivamente é o principal nome entre as atrizes americanas a protagonizar filmes de ação cujos papéis principais poderiam ser masculinos. No caso de Salt, último filme da atriz a entrar em cartaz no país, o papel principal realmente era escrito para um homem, no caso, Tom Cruise, que acabou saindo da produção para se dedicar à Encontro Explosivo. Com Jolie à bordo da produção e com as modificações necessárias feitas no roteiro, Salt começou a tomar forma.


Com o título de principal heroína de filmes de ação, já que protagonizou vários filmes do gênero, mesclados por produções mais artísticas e dramáticas, Angelina se sente realmente confortável interpretando personagens duros e bons na pancadaria. Em Salt, Jolie interpreta Evelyn Salt, uma agente da CIA que acaba se tornando alvo da própria agência em que trabalha. Durante um interrogatório com um desertor russo, Salt é apontada por ele como uma espiã russa infiltrada que pretende cometer alguns atentados. À partir disso, ela parte em uma jornada para provar a sua inocência e ainda encontrar seu marido desaparecido.


Salt é dirigido de forma apenas competente por Phillip Noyce (O Americano Tranquilo e O Colecionador de Ossos), diretor familiarizado ao gênero de ação e espionagem. Digo que é apenas competente porque o filme atinge um nível satisfatório mas nunca chega a ser algo novo ou revolucionário. Todos os clichês do gênero estão presentes. Grandes reviravoltas, perseguições, correria, disfarces, Noyce não deixa nenhum deles de fora. Ao final da projeção fica a impressão de ter visto uma versão feminina dos filmes da trilogia Bourne.


O destaque mesmo no filme é o empenho de Angelina Jolie e a sua consolidação como heroína de filmes de ação. Mesmo tendo inciado as filmagens pouco tempo depois de ter dado à luz aos seus filhos gêmeos, ela enfrenta as cenas mais arriscadas, faz o máximo que lhe permitem, luta, atira, faz tudo que está a seu alcance. O filme ainda conta com um elenco coadjuvante de respeito com os sempre bons Liev Schreiber (X-Men Origens: Wolverine) e Chiwetel Ejiofor (2012) interpretando os agentes que ficam no encalço de Salt. Claro que todas as minhas opiniões sobre qualquer coisa que Jolie faça são um pouco suspeitas, como discutíamos hoje na faculdade. Sou um grande fã e para mim, só a sua presença no elenco de um filme já faz com que ele ganhe alguns pontos extras.

Confira o trailer:



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário