Semana passada, como já disse aqui no blog, passei a semana toda viajando e sem internet na maior parte do tempo, por isso fiquei um pouco por fora dos acontecimentos no mundo do entretenimento. Quando voltei, fui dar uma olhada meio por cima em tudo que tinha acontecido de mais destaque durante a semana e eis que me deparo com uma notícia que me chocou. G.I. Joe 2: Retaliação, continuação do filme de 2009, teve sua data de lançamento alterada de 29 de junho - praticamente daqui a um mês - para 29 de março de 2013. A explicação, segundo a Paramount (distribuidora do filme), é que o filme seria convertido para 3D e para isso precisa de tempo para que novas cenas fossem rodadas com o intuito de torná-lo mais adequado ao formato. Agora, como assim o estúdio decide converter o filme faltando apenas um mês para o lançamento? Como ninguém pensou nisso antes? Tem alguma coisa além disso? Sim, tem muita coisa além disso.
Tudo estava encaminhado para o lançamento de G.I. Joe 2. A divulgação vinha a todo vapor com diversos cartazes e outdoors espalhados pelo mundo, comerciais de TV, trailers nos cinemas e até os já tradicionais produtos ligados à produção para serem vendidos, como brinquedos dos personagens. No entanto, depois de exebições teste que não foram nada bem, a Paramount ficou extremamente preocupada com o que poderia acontecer com G.I. Joe 2 nas bilheterias pelo mundo, principalmente pelo fato de filmes como John Carter e Battleship terem bombado nos EUA e só se salvado no resto do mundo por causa dos bons resultados do 3D. Além disso, o maior problema foi - SPOILERS - eles terem matado o personagem de Channing Tatum logo no começo da continuação, o que desagradou profundamente a platéia que viu o filme. Mas aí se encontra um grande problema. Como o estúdio ia saber que no meio tempo em que a sequência foi filmada Tatum se tornaria o nome do momento com filmes como Para Sempre (The Vow) e Anjos da Lei, além de ter uma série de novos filmes engatilhados para o futuro próximo? Com todos estes problemas, o estúdio achou que seria melhor adiar o filme e retrabalhar o roteiro e voltar para o estúdio gravar novas cenas e retrabalhar as já feitas dando assim mais tempo de tela para Tatum e desenvolvendo melhor a relação do personagem dele com o personagem de Dwayne 'The Rock' Johnson.
Segundo uma fonte do Deadline, o 3D é apenas uma desculpa para o estúdio não revelar que está voltando para fazer tudo apenas por causa de Tatum. Além disso, o estúdio não estaria satisfeito por concorrer nas bilheterias com outro filmes de Tatum, o drama sobre strippers Magic Mike, que estreia no mesmo 29 de junho lá nos EUA. Abaixo uma tradução da explicação dada por pessoas de dentro da Paramount para o Deadline:
"Este foi um caso de deixar um cronograma para preencher um espaço no verão norte-americano ditar o filme não ser em 3D, embora soubéssemos que seria a versão mais comercial do filme. Então, na primavera houve dois grandes eventos. Primeiro John Carter perdeu US$200 milhões mesmo com os melhores esforços da Pixar. Mas o 3D do filme conseguiu ganar mais de US$200 milhões no resto do mundo, próximo do triplo do que o filme fez nos EUA.
Além disso, Channing Tatum se tornou um astro na primavera, estrelando Para Sempre e Anjos da Lei. Na primeira sessão testo do filme a reação da audiência foi boa, mas com duas ressalvas: 1) Eles não gostaram do fato de Channing e The Rock não terem tempo para desenvolverem sua amizade antes da morte do personagem de Channing, e 2) Por que o filme não era em 3D? Nós voltamos e filmamos mais uma semana com Channing para desenvolver melhor sua história com The Rock, o que fez o filme se sair muito melhor. Mas nós não tivemos tempo para fazê-lo em 3D.
Então, há uma semana, Battleship basicamente teve a mesma performance de John Carter - US$60-US$70 milhões nos EUA e mais ou menos US$200 milhões internacionalmente. Isto nos disse que precisávamos oferecer a melhor versão do filme independentemente do mercado do verão para garantir o melhor desempenho possível. E não ser em 3D nos custará muito no mercado mundial."
Agora, o maior problema destas decisões é o custo do filme que deve subir consideravelmente. Para começar, como o filme foi encerrado há um bom tempo, os cenários já devem ter sido desmontados e a equipe já está envolvida em outros projetos. É possível ainda que alguns nomes precisem ser torcados, como diretor, roteirista e outros membros da equipe técnica. O Deadline ainda afirma que suas fontes garantem que Jon M. Chu, diretor de G.I. Joe 2, está chocado com a mudança de data e sua relação um pouco conturbada com a Paramount durante as filmagens pode fechar as portas para o retorno dele para as refilmagens.
A situação é triste e o filme prometia, pelo menos é o que os seus trailers incríveis indicavam. Agora nos resta aguardar e torcer para que estes meses de atraso e as refilmagens só façam bem ao filme. Veja o trailer abaixo:
See ya!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário