sábado, 28 de novembro de 2009

Ícones do cinema

A revista Empire, importantíssima revista norte-americana especializada em cinema, fez, para sua edição de dezembro, uma matéria especial com os dez maiores ícones do cinema da década, e com isso, sairá nas bancas com dez capas diferentes, uma dedicada a cada ícone. Eu achei um ótima seleção e as capas estão muito boas, dá vontade de comprar todas. Vamos a elas.

A capa número um é dedicada a Aragorn (Viggo Mortensen). O personagem foi o reponsável por trazer a carreira de Viggo de volta aos holofotes hollywoodianos, além de ter sido um dos mais marcantes da trilogia, perdendo, na minha opinião, apenas para Gollum (Andy Serkis), que também merecia uma capa.


A segunda capa foi para o James Bond de Daniel Craig. O ator foi o reponsável pela revitalização do personagem para um novo público e sua encarnação do espião mais famoso dos cinemas foi elogiada por grande parte da crítica especializada. Além disso, seus filmes são os mais rentáveis de toda a série.


A terceira é da nova cara dos filmes de ação e espionagem, Jason Bourne (Matt Damon). O personagem deu nova cara aos filmes de espionagem e se tornou grande sucesso em todo o mundo, além de transformar seu intérprete, Matt Damon, um astro de ação rentável. Dizem que um quarto filme está a caminho, vamos aguardar.


A quarta capa vai para uma favorita minha e única mulher na lista, A Noiva (Uma Thurman), de Kill Bill. Quentin Tarantino e Uma criaram mais uma personagem marcante e única, algo comum nos filmes do diretor. Além disso, A Noiva foi a personagem que revitalizou a carreira de Uma Thurman, antes perdida após muitas escolhas erradas, como o filme Os Vingadores e Batman & Robin.


A quinta capa eu certamente colocaria como o personagem da década: Coringa (Heath Ledger). O persongem foi sem dúvida nenhuma um dos grandes responsáveis pelo sucesso arrebatador do filme O Cavaleiro das Trevas, sem desmerecer o grande filme criado pelo diretor Christopher Nolan. A atuação de Heath é imortal. Seu Coringa nos passa a sensação de perigo constante, loucura, risco e ainda consegue ser carismático. Não tem como negar que ele é o vilão da década e o personagem mais interessante em tempos. Além disso, Heath teve o trabalho reconhecido com o Oscar de melhor ator coadjuvante.


A sexta capa eu devo confessar que não entraria na lista se fosse uma escolha minha, no caso eu não me lembraria desse personagem: Maximus (Russel Crowe). Admito que é um grande trabalho de Russel Crowe, um excelente filme, um ótimo personagem, mas não me impactou tanto para que estivesse na minha memória no momento da escolha.


A sétima capa é mais do que merecida. O bruxo mais famoso dos cinemas, Harry Potter (Daniel Radcliffe). Não há como negar o sucesso do personagem. Ele é o protagonista de uma das séries cinematográficas e literárias de maior sucesso artístico e financeiro de todos os tempos. São milhões de cópias de livros vendidos, milhões e milhões em bilheterias e produtos com a marca do bruxo vendem como água. Sua marca na história do entretenimento está mais que registrada. E ainda tem muito dinheiro a ser feito pela frente. Nos próximos dois anos entram em cartaz nos cinemas os dois últimos filmes da série, que adaptam o último livro. Alguém duvida que esses dois filmes estarão entre as maiores bilheterias de todos os tempos?


Na oitava capa está um personagem não muito conhecido no Brasil, Shaun (Simon Pegg). Protagonista de uma das melhores comédias de terror de todos os tempos, Shaun of the Dead (que tem o péssimo título no Brasil de Todo Mundo Quase Morto), Shaun é um personagem marcante por expor os defeitos do ser humano do século XXI. Sua vida é uma bagunça, ele se mostra totalmente alienado de todo o mundo a sua volta, sua vida se resume a trabalhar e viver sentado diante da TV jogando video game com seu companheiro de apartamento. Ele acaba se tornando um dos heróis mais improváveis do cinema.


A nona capa é destinada a um dos personagens mais carismáticos dos últimos tempos, Jack Sparrow (Johnny Depp). O protagonista da trilogia Piratas do Caribe foi uma grata surpresa e um frescor de interpretação em um filme que parecia fadado a ser mais do mesmo. Além disso, ele foi o responsável por mostrar o grande ator que Johnny Depp é para o grande público e pela primeira indicação do ator para o Oscar.


A décima e última capa vai para o mutante mais famoso dos quadrinhos e do cinema, Wolverine (Hugh Jackman). O mais conhecido dos X-Men se imortalizou nos cinemas graças ao ator que o interpreta. Hugh Jackman, que entrou como segunda opção para interpretar o personagem, se tornou a encarnação perfeita do mutante. Hoje em dia, nos cinemas, a ligação entre Wolverine e Hugh Jackman é automática, quando se pensa no personagem se pensa no ator. Além do grande sucesso da trilogia mutante nos cinemas, Wolverine começou sua carreira solo na sétima arte com o pé direito, não no quesito qualidade, mas no quesito sucesso, se tornando uma das maiores bilheterias do ano. Uma continuação já está nos planos.



Essa foi a lista da Empire. Você concorda? Deixe seu comentário sobre o que faltou ou se a lista está bem formulada.

See ya!!!

Fonte: Cine Séries

Um comentário:

  1. Quero o Jack Sparrow, o Wolverine, o Harry tbm e o Bond pra mim... =D
    Gostei da matéria!!

    ResponderExcluir