sábado, 15 de dezembro de 2012

Lista: meus 20 singles favoritos de 2012


Ok, estou decidido a retomar o blog para valer, mesmo que isso vá consumir grande parte do meu tempo livre, que já não é muito grande. Então, para o grande (só que não) retorno, nada melhor que algumas listas. Vou falar inicialmente de música, que é o que consigo definir antes mesmo de 2012 chegar ao fim, já que de agora até o dia 31 nada de grande relevância capaz de mudar minha opinião deve sair. Já os melhores filmes ficarão para 2013, afinal, ainda tem muito coisa boa para chegar aos cinemas até o final do ano.

Para começar, escolhi meus 20 singles favoritos do ano. Este lista leva em consideração apenas o meu gosto pessoal, basicamente são algumas das músicas que mais ouvi durante o ano e que não podem faltar nas minhas playlists.

Chega de papo e vamos lá:

1. Girl Gone Wild, Madonna

É a melhor música que a Madonna já fez? Não, mas ainda assim é boa demais. E pode me xingar o quanto quiser, mas eu acho Girl Gone Wild viciante, com produção de qualidade e, mesmo sem ser uma revolução musical, dá um banho em muitas destas músicas pops que estão tocando por aí. Ter um clipe visualmente incrível e com pitadas de polêmica, do jeito que a gente gosta, também ajudou o single e vê-lo ao vivo, com toda produção e coreografia impecável, só elevou a música no meu conceito.



2. Diamonds, Rihanna

Depois de um álbum que só conseguiu sucesso nas farofas produzidas por Calvin Harris, Rihanna surpreendeu todo mundo quando lançou Diamonds, primeiro single do seu sétimo álbum. A faixa, escrita por Sia - que se tornou a compositora com toque de ouro em 2012 -, é uma midtempo que resgata o lado mais profundo de Rihanna e lembra um pouco a época do Rated R, melhor álbum já lançado pela cantora. Com estas características, não é de se estranhar que a música é uma das melhores de 2012 e um sucesso gigantesco.



3. Va Va Voom, Nicki Minaj

Nicki Minaj teve muitos single em 2012, muitos mesmo e, apesar de eu amar todos (Starships, Pound The Alarm, The Boys, Beez In The Trap, e eu poderia continuar listando vários), nenhum deles supera Va Va Voom. A faixa, produzida pelo mago Dr. Luke, era para ter sido o primeiro single oficial do segundo álbum da rapper, Pink Friday: Romand Reloaded, mas, sabe-se lá o por quê, de última hora foi substituída por Starships e jogada lá para as faixas bônus do disco. Agora, com o relançamento do álbum, Va Va Voom finalmente foi lançada como single. Pop da melhor qualidade e totalmente viciante, a música tinha capacidade de ser o maior sucesso da rapper, se não fosse a divulgação bagunçada que acabou deixando-a de lado. Triste!



4. King of Hearts, Cassie

King of Hearts é sem dúvidas um dos melhores singles lançados em 2012, mas também é um dos maiores fracassos. Cassie simplesmente não consegue voltar a fazer sucesso, tanto faz se a música é impecável e pronta para as rádios sem soar a mesma coisa que todo mundo já fez. Cassie é mais um daqueles casos, junto com Ciara e tantas outras por aí, que não importa a qualidade do que elas lançam, já é certeza de que não vai fazer sucesso. Uma pena!



5. We'll Be Coming Back (feat. Example), Calvin Harris

Este foi o ano que Calvin Harris atingiu o sucesso mundial, principalmente por causa de sua colaboração com Rihanna nos grandes sucessos We Found Love e Where Have You Been, mas, para mim, foi a sua colaboração com o excelente Example que rendeu seu melhor single do ano. We'll Be Coming Back tem aquela vibe que te faz querer fechar os olhos e se entregar àquelas batidas enquanto canta junto. E a voz do Example se encaixa perfeitamente nas batidas criadas por Harris.



Os 15 restantes estão depois do pulo.

6. Spectrum (Say My Name) [Calvin Harris Remix], Florence + The Machine

Calvin Harris também foi o responsável por resgatar Florence + The Machine nos charts com o seu remix de Spectrum, que tirou um pouco daquela pegada soturna e épica da música presente no álbum para se tornar uma explosão para as pistas com as batidas características de Harris. A faixa ganhou mais vida e o casamento entre o estilo musical do DJ com a voz da Florence foi perfeito, tanto que rendeu uma nova música, a ótima Sweet Nothing, para o álbum de Harris.



7. Anything Could Happen, Ellie Goulding

O primeiro single do segundo álbum da cantora, Halcyon, é apaixonante. A voz de Ellie, que é ao mesmo tempo angelical e sombria, unida a sintetizadores e um piano marcante torna Anything Could Happen quase uma experiência transcedental. Impossível não se entregar a esta viagem musical.



8. I Found You, The Wanted

I Found You segue o mesmo estilo dos outros singles da boy band? Sim, mas ainda assim é uma evolução, mostrando muito mais controle vocal dos cantores, experimentação e uma batida contagiante que me faz, toda vez que ouço, querer dançar até não sentir minhas pernas. Com I Found You, o The Wanted atingiu o auge do pop farofa "Ibiza style" e da melhor forma possível.



9. Say Nothing, Example

Example aparece mais uma vez na lista, desta vez com Say Nothing, o primeiro single do seu mais recente álbum, The Evolution of Man. A faixa é aquilo que Example sabe fazer de melhor: uma mistura de hip-hop e música eletrônica com letra de qualidade e aquele sentimento de "feel good song". Elementos que ele domina com maestria. Ele nunca decepciona.



10. Your Body, Christina Aguilera

Christina Aguilera voltou com um single incrível, mas nem isto salvou seu último álbum, Lotus, de fracassar epicamente. Your Body é aquela produção pop impecável vinda diretamente do rei atual do gênero, Max Martin (que divide a coroa com Dr. Luke). Tem letra safadinha, divertida, refrão grudento, batidas insanas, mas nada disso pareceu surtir efeito na audiência, que parece ter esquecido Christina. A música merecia ter se saído melhor. Vai entender a audiência hoje.



11. Parking Lot, Nelly Furtado

Ainda entre os grandes fracassos do ano que produziram faixas memoráveis, não posso deixar Nelly Furtado de lado. Ninguém fracassou tanto este ano como ela. Seu álbum mais recente não vendeu nada e seu singles foram totalmente ignorados, mas, mais uma vez, isso não é sinal de falta de qualidade. Dentre todos os lançados, Parking Lot é o meu favorito. Tem uma batida contagiante, letra nostálgica e é pura diversão descompromissada.



12. Try, P!nk

Try é a típica música da P!nk. Aquela balada pop para encher o pulmão e cantar junto o mais alto que conseguir. É isso, não tem qualidade maior que P!nk fazendo o que ela faz de melhor. E a faixa ainda rendeu um clipe incrível que, mais uma vez, só a P!nk consegue lançar.



13. It's Time, Imagine Dragons

Todo ano tem aqueles artistas indies que se destacam. Em 2012, entre os sucessos estrondosos de Gotye e fun., fico com Imagine Dragons e a delicinha It's Time. O uso do mandolin e dos sons que parecem feitos com mãos batendo em mesas e corpos, mesclados com aquele instrumental típico de música indie, dão aquele charme extra à faixa tornando-a apaixonante na primeira audição.



15. Curtain Call, Aiden Grimshaw

A voz. Meu Deus, que voz. Aiden consegue transitar entre o grave e o agudo impecavelmente nesta faixa que foi o segundo single do seu álbum de estreia. Curtain Call é uma balada pop daquelas de partir o coração de tão linda, mas sem ser depressiva.



16. Bad Girls, M.I.A.

Bad Girls é mais um dos fracassos de 2012 que é melhor que muita coisa que está dominando as paradas musicais pelo mundo. Com uma mistura de hip-hop, pop e pitadas de música do oriente médio, Bad Girls é M.I.A. em sua versão mais pura, sem os discursos políticos, claro, mas ainda assim é tudo aquilo que ela faz tão bem musicalmente e também visualmente, já que o clipe é impecável.



17. As Long As You Love Me (feat. Big Sean), Justin Bieber

Acreditem, eu estou mais surpreso que tudo com isso, mas tenho que dar o braço a torcer e dizer: Justin Bieber realmente conseguiu criar algumas músicas muito boas para seu último álbum, o Belive. E As Long As You Love Me para mim é a melhor de todas. Tem pitadas de hip-hop, pop e dubstep e tudo funciona perfeitamente bem junto.



18. My Life (feat. Eminem & Adam Levine), 50 Cent

É quase inacreditável ver como 50 Cent vinha sofrendo para conseguir um sucesso antes deste último single. O cara já foi um dos rappers mais fodões e poderosos da música, vendeu álbuns como água, mas hoje em dia não conseguia emplacar nada, nem mesmo a boa New Day, com a participação de Alicia Keys e Dr. Dre conseguiu fazer algum impacto. Mas tudo mudou quando ele se uniu ao midas Eminem e à voz de ouro no momento, Adam Levine. Com estrutura clássica e refrão grudento, a música, que é excelente, foi direto para o topo do iTunes e trouxe de volta, pelo menos por enquanto, o sucesso para a vida do rapper.



19. Don't Wake Me Up, Chris Brown

Ele pode ter todos os defeitos do mundo, mas sabe fazer música pop de qualidade. Seu último álbum é bem fraco, com ele investindo em um R&B datado e chato, mas quando ele se rende ao electropop as coisas saem melhor que tudo. Don't Wake Me Up é aquela típica faixa que começa calma e explode em um refrão para gritar junto e fazer as pessoas pirarem. Tudo que eu amo.



20. Payphone (feat. Wiz Khalifa), Maroon 5

Com Moves Like Jagger, o Maroon 5 encontrou seu nicho para o sucesso e também sua vertente que mais me agrada - o pop chiclete -, e com Payphone eles coroaram este nova fase. A voz do Adam Levine é perfeita para este tipo de música pronta para as rádios e, junto com a produção redondinha de Benny Blanco e Shellback, tornou a música irresistível.



Bônus: Scream & Shout (feat. Britney Spears), will.i.am

É o meu maior guilty pleasure musical atualmente e só um nome justifica tudo isso: Britney Spears!!!


Menção honrosa: Esta Noche, Azealia Banks

Seria minha opção óbvia para melhor single de 2012, caso não tivesse enfrentando todos os problemas de direitos autorais e ficado naquele estágio de vai/não vai ser lançada. Azealia Banks mostra em Esta Noche como é feita a junção perfeita entre hip-hop de raiz e música eletrônica. A música conta com sample de Get It On Tonite, de Montell Jordan. Perfeição é pouco para definí-la.



See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário