sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pânico 4

Pânico fez parte da minha adolescência e por isso minha ansiedade pelo quarto filme era tão grande. Lá se vão 15 anos desde o lançamento do primeiro filme da franquia, que eu, por sinal, vi em VHS – sim, sou da época desses. E desde então virei fã. No lançamento dos filmes seguintes sempre ia ao cinema, e que experiência. Eram sustos o tempo todo e alguns dias sem dormir, mas o que prevalecia era a diversão. E diversão é o que não falta a esse novo filme. Pânico 4 é um dos filmes mais divertidos que vi nos últimos anos, acho que principalmente por trazer junto com ele aquele saudosismo daquela época.


Pânico 4 começa dez anos depois do terceiro filme da franquia, com Sidney Prescott (Neve Campbell) voltando a Woodsboro para promover seu livro, coincidentemente bem no aniversário do massacre. Com ela as mortes também voltam, tanto que ela é chamada pelos jovens da cidade de Anjo da Morte. Com esse ponto de partida, o filme se desenvolve mostrando as tão anunciadas novas regras presentes nessa nova década, como clama o cartaz do filme.


O trabalho de Wes Craven e Kevin Williamson é incrível. Craven prova mais uma vez porque é considerado um dos mestres do terror e do suspense criando sustos inesperados e momentos tensos durante a projeção. Já Williamson é responsável pelo excelente roteiro que vem com diálogos incríveis, algumas vezes impagáveis. Williamson também usa Pânico 4 como uma crítica aos filmes de terror gore e às refilmagens dos filmes orientais do gênero, explicitando durante todo o tempo as trucagens usadas para criar o suspense e os sustos que o seguem. Além disso, toda a metalinguagem presente na obra gera uma ótima piada durante o filme, dita por Gale Weathers-Riley (Courtney Cox). Courtney Cox por sinal está excelente durante seu tempo em tela, tendo para ela os momentos mais impagáveis.


Vale citar também a excelente cena de abertura, parodiando os próprios filmes da série com suas mocinhas indefesas em casa sendo atacadas pelo Ghostface. Ela gera risos e torna a experiência de ver Pânico 4 ainda mais gostosa para os fãs da série. Outro destaque é o elenco, repleto de participações especiais e de nomes vindos da televisão. Temos Hayden Paniettiere (Heroes), Anna Paquin (True Blood), Kristen Bell (Veronica Mars), Lucy Hale (Pretty Little Liars), Shenae Grimes (90210) e Adam Brody (The O.C.). Se curte a série, assista, se não conhece, dê uma chance.


Confira o trailer:



See ya!!!

Um comentário:

  1. Roteiro foda. O filme fez jus a minha expectativa, de fã da série, como você, desde ter visto o primeiro em VIDEO cassete. hahaha Me lembro até do lugar que sentei no cinema nos outros dois filmes. Pânico: eternizando momentos - se beber não saia da casa, caralho.

    Adorei o post, Betow. Você tá ficando especialistão mesmo, hein. =)

    ResponderExcluir