terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Menina que Brincava com Fogo

Hoje vi o filme que adapta para os cinemas a segunda parte da trilogia Millenium. A Menina que Brincava com Fogo, sequência do já ótimo Os Homens que Não Amavam as Mulheres - do qual falei em um post na Sessão de Domingo lá no Londripost -, consegue manter o nível e qualidade do primeiro filme, e ainda melhora algumas questões que não eram tão boas, como a duração do filme. A Menina que Brincava com Fogo tem quase meia hora a menos que o primeiro filme, o que o torna menos cansativo e mais ágil.


A história de A Menina que Brincava com Fogo se passa pouco mais de um ano depois do primeiro filme. Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist) está investigando uma quadrilha de tráfico sexual que envolve nomes grandes como de promotores, policiais e advogados. Quando um dos jornalistas que trabalha com ele e sua namorada são assassinados, a hacker Lisbeth Salander (Noomi Rapace) é falsamente acusada das mortes. Começa ai a investigação, tanto por parte de Blomkvist quanto de Lisbeth, para limpar o nome da moça. É claro que, como toda boa obra policial de suspense, nada é tão simples como parece.


O filme se vale do mesmo esmero visual do primeiro, com destaque para a fotografia. As cenas de ação, bem nos padrões hollywoodianos, são muito bem realizadas. Esse padrão hollywoodiano por sinal, presente nos dois filmes - e imagino que no terceiro também -, torna a produção, toda falada em sueco, mais fácil para o grande público, que não deve ter problemas em se identificar com a série. E não tem como não falar da interpretação de Noomi Rapace. A atriz, desde o primeiro filme, se entregou ao papel da hacker, visual oposto ao dela na vida real. Sua entrega deve lhe recompensar. Seu nome vem sendo citado como uma das possíveis indicadas ao Oscar de melhor atriz no ano que vem. A sua personagem está longe de ser a mocinha indefesa retratada na maioria dos filems. Ela sabe se cuidar, não tem medo de enfrentar os problemas e ainda assim, debaixo de toda a dureza que a vida lhe proporcionou, você consegue enxergar uma sensibilidade e compaixão grande, graças a ótima interpretação de Noomi.


Não há muito o que falar sobre o trabalho do diretor Daniel Alfredson, que substitui Niels Arden Oplev, responsável pelo primeiro filme. Ele traz uma direção competente que segue o mesmo estilo do utilizado por Oplev na primeira produção. Daniel também dirigiu a terceira parte da trilogia, chamada aqui no Brasil de A Rainha do Castelo de Ar, e sem previsão de estreia por enquanto. A Menina que Brincava com Fogo chega aos cinemas nacionais no dia 8 de outubro.


E já que estamos falando da Trilogia Millenium, vamos aproveitar para falar sobre o remake americano que está sendo produzido. Como todos devem saber, The Girl With The Dragon Tattoo será dirigido por David Fincher (Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button) e estrelado por Daniel Craig (no papel de Mikael Blomkvist) e Rooney Mara (no papel de Lisbeth). Essa semana sairam as primeiras imagens de Rooney Mara caracterizada como a personagem durante o treinamento para o filme. A qualidade não é das melhores e as fotos estão pequenas, mas já dá para ter uma ideia de como a atriz ficou. Confira abaixo:




Confira abaixo o trailer sueco de A Menina que Brincava com Fogo e o trailer internacional, narrado em inglês:





See ya!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário